Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cerca de 100 brasileiros estão isolados no Peru

Renata Giraldi, Agência Brasil - 26 de janeiro de 2010 - 10:24

Brasília - O governo do Peru está em alerta desde o último fim de semana, quando forte chuva atingiu a região de Cuzco e bloqueou a ferrovia que dá acesso ao sítio arqueológico de Machu Picchu. Estimativas oficiais indicam que há cerca de 2 mil turistas na região da cidade de Águas Calientes – que serve como apoio para aqueles que visitam a área. O Itamaraty confirma que há brasileiros entre os detidos.

Por enquanto, não há um número exato de brasileiros que poderiam estar no grupo de turistas. Porém, cálculos iniciais indicam que seriam entre 100 e 120 pessoas. A região de Cuzco é bastante visitada pelos admiradores da cultura inca.

Uma das alternativas do Ministério do Comércio e Turismo é remover os turistas que estão na região utilizando helicópteros – considerado o único meio possível. Os turistas serão levados para a cidade de Ollantaytambo. O objetivo é utilizar seis helicópteros policiais e militares. As crianças e idosos terão prioridade de embarque.

Desde sábado (23), o acesso a Machu Picchu - principal destino turístico do Peru - está bloqueado. Os voos comerciais entre Lima e Cuzco também foram cancelados. Centenas de caminhões e ônibus ficaram parados em duas das principais estradas da região.

Nos últimos três dias, as chuvas que transbordaram os rios Vilcanota e Rio Blanco provocaram duas mortes, causaram inundações em cerca de 50 casas da região e destruíram centenas de hectares de plantações de milho. As ruínas de diversos sítios arqueológicos já sofreram danos, mas o governo do Peru ainda não detalhou as perdas.

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News