Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/08/2011 10:35

Cerca da metade dos homens portadores de HIV do País é heterossexual

Agência do Rádio

Ao contrário do que se pensava nos anos oitenta, a maioria de portadores do vírus HIV não é composta por homossexuais. Segundo o boletim epidemiológico de 2010 do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, dos novos casos de Aids registrados em maiores de 13 anos, 20 por cento dos homens eram homossexuais e 43 por cento eram heterossexuais. Uma pesquisa recente, feita com pacientes do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, também comprova isso: sete de cada dez adultos soropositivos internados são heterossexuais. Para o gerente de articulação com movimentos e redes sociais do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gil Casemiro, os números comprovam que a Aids não tem cara e que o preconceito é o que mais atrapalha na luta contra a doença:

\"A aids não tem cara, não escolhe orientação sexual e traz uma reflexão para a sociedade que a única ferramenta apropriada para conter a disseminação da epidemia do HIV é o uso da camisinha, independente de ser gay, de ser jovem, de ser mulher, negro, adulto, é a ferramenta estratégica de proteção é o uso da camisinha.\"


O gerente de Articulação com Movimentos e Redes Sociais do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gil Casemiro, afirma que o preconceito de que doença afeta, principalmente, os homossexuais, ainda existe nos dias de hoje. Segundo ele, esse pensamento aumenta o risco de homofobia e deve ser combatido.

\"Ainda para grande parte da sociedade, a aids afeta, principalmente, os homossexuais, ainda como um grupo bastante vulnerável, não pela própria orientação sexual, mas por todo contexto de vulnerabilidade que ele vive. O estigma, a discriminação, então, acaba tornando essa pessoa vulnerável à violência, à homofobia.\"

Como forma de prevenção a doença, Gil Casemiro reforça a importância do uso da camisinha.

Reportagem, Alexandre Souza


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)