Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Centro-Oeste poderá ter mais recursos do BNDES

Agência Senado - 15 de setembro de 2003 - 16:20

O projeto de lei nº 9/1999, do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que garante mais recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Oeste deve receber decisão terminativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) amanhã, em reunião marcada para as 10h. Na última reunião da CAE, vários senadores queixaram-se do atraso na votação da matéria, atribuído ao governo pelo relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

De acordo com substitutivo produzido pelo relator, o BNDES concederá prioridade à promoção do desenvolvimento do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste, aplicando proporções crescentes do montante do total dos recursos financeiros sob sua administração no apoio ao financiamento às atividades produtivas, inclusive as do setor de prestação de serviços, abrangendo os segmentos de comunicação e turismo; à implantação e modernização da infra-estrutura; e à expansão e melhoria dos serviços públicos de educação, saúde e saneamento. No final de 2005, as três regiões teriam de ser contempladas com, pelo menos, 35% das aplicações totais do Sistema BNDES no país.

A proposição apresentada por Jefferson já foi debatida pelos senadores da CAE com o presidente do BNDES, Carlos Lessa. Em audiência pública, Lessa garantiu que a instituição irá ampliar significativamente os projetos de desenvolvimento no país, especialmente nas regiões menos favorecidas.

SIGA-NOS NO Google News