Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Centro-Oeste no Programa Quiosque do Cidadão

Agência Brasil - 12 de janeiro de 2008 - 09:03

Brasília - Mais quatro unidades do Programa Quiosque do Cidadão, de inclusão digital, serão inauguradas hoje (12) na Região Centro-Oeste. Vão ser beneficiados, desta vez, moradores do município de Rondonópolis, em Mato Grosso, a 210 quilômetros de Cuiabá.

A primeira unidade será instalada, agora de manhã, na Associação dos Moradores da Vila Mamede. Os outros locais que passarão a contar com o quiosque são as Escolas Municipais Lucinéia Cascão Barbosa, Lucas Pacheco e Professora Dercy. Os centros vão funcionar de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, inclusive durante as férias escolares.

Os quiosques são compostos de três computadores conectados à rede mundial (internet banda larga), que operam com softwares livres (programa de computador com código aberto) e divulgam programas que tratam, por exemplo, de conteúdo educativo, relacionamento racial, meio ambiente, direitos e deveres do cidadão e mensagens de prevenção às drogas, alcoolismo e doenças transmissíveis.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), do Ministério da Integração Nacional, o programa foi iniciado em 2003 e já tem unidades instaladas em 130 comunidades carentes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. São atendidas cerca de 200 mil pessoas, a maioria estudantes, que fazem pesquisas escolares.

A seleção dos municípios para a instalação dos quiosques leva em conta fatores como baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).



SIGA-NOS NO Google News