Cassilândia, Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

18/03/2018 14:00

Centro com capacidade para castrar 800 animais será inaugurado na segunda

Midiamax

A Prefeitura de Campo Grande entregará nesta segunda-feira (19) a reforma do centro cirúrgico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que permitirá a retomada da castração de animais. Chamado 'Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos do Município', o programa tem como meta mensal castrar 200 cães e 600 gatos - em relação aos cães, serão inicialmente 50 cirurgias semanais a fim de efetuar o controle populacional canina em bairros carentes da cidade.

A decisão da criação da UPA-VET e a inauguração do centro cirúrgico do CCZ, que possibilita a retomada das castrações, vem logo após debate acalorado em relação a proibição de alimentar animais em vias públicas, que chegou a mobilizar o MPE (Ministério Público de Estadual). O órgão é autor de inquérito civil que vai apurar a conduta do município sobre a lei que proíbe a alimentação e cuidados à animais de rua.

O imbróglio veio à tona após protetores de animais serem notificados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por alimentarem e construírem abrigo para cães e gatos. De acordo com a legislação, os proprietários de cães e gatos são responsáveis pelos danos causados em vias públicas pelos animais, ficando sujeitos às sanções em caso de algum incidente.

Um dos pontos polêmicos apontados por protetores de animais no cumprimento da lei é que alimentar animais de rua seria um ato humanitário e que o poder público tem responsabilidade no aumento da população animal de rua no município, uma vez que as castrações estavam paralisadas desde dezembro. Assim, o MPE deve apurar a legalidade da conduta do Município que proíbe o fornecimento de alimentos ou de qualquer outro tipo de amparo aos cães e gatos em situação de abandono na Capital.

Conselho Municipal do Bem-Estar Animal
A partir do dia 28 de março, a Prefeitura de Campo Grande deverá implantar o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, que garantirá a efetivação de um fundo, possibilitando a captação de recursos para a causa animal. Na ocasião, será criado regimento interno e haverá a eleição de conselheiros. De acordo com o município, a criação do conselho também deverá garantir que a população participe nas decisões relacionadas à causa animal no município.

CCZ - Centro de Controle de Zoonoses
Avenida Sen Filinto Müller, 1601 - Vila Ipiranga
Das 7h às 21h
Telefone: (67) 3314-5001

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 18 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 17 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:51
Cassilândia
09:00
Santo do dia
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)