Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Centrais sindicais pedem redução da jornada de trabalho

Alessandra Bastos/ABr - 22 de julho de 2004 - 08:15

As centrais sindicais entregaram hoje ao ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, um abaixo-assinado com mais de cem mil assinaturas pela redução da jornada de trabalho, sem redução do salário. A proposta é proibir as horas extras no Brasil e reduzir a jornada de 44 horas para, no máximo, 40 horas semanais.

Ademir Figueiredo, coordenador técnico do DIEESE, explica que a mudança geraria 2,8 milhões de novos postos de trabalho. Segundo Jaci Afonso, representante da CUT, o ministro Berzoini apóia a idéia e irá estudar as propostas. "Uma das formas de viabilizá-la também para o empresariado (que teria maior gasto com novas contratações do que com o pagamento de horas extras) seria a redução de impostos", diz Afonso.

As centrais sindicais defendem a votação, em caráter emergencial, da proposta de emenda constitucional 393/01, do senador Paulo Paim (PT/RS) e do deputado Inácio Arruda (PcdoB/CE). Participaram da reunião a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), a Social Democracia Sindical (SDS), a Força Sindical e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT).

SIGA-NOS NO Google News