Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Censo: Mais de 10 milhões já atualizaram dados

AgPrev - 26 de agosto de 2006 - 10:24

Desde o início do Censo Previdenciário, em outubro de 2005, mais de 10,4 milhões de aposentados e pensionistas atualizaram os seus dados cadastrais. Para as duas etapas do Censo foram convocados 17,1 milhões de beneficiários. Dos 2,4 milhões de beneficiários chamados para a primeira etapa do Censo, 2,3 milhões atualizaram os dados. Em relação à segunda etapa, dos 14,7 milhões convocados para fazer o Censo, entre abril de 2006 e janeiro de 2007, 8 milhões, mais da metade, já participaram. Segundo o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, a antecipação é um sinal claro da confiança dos beneficiários na necessidade de atualizar o banco de dados do INSS para melhorar a comunicação com o beneficiário e evitar pagamentos indevidos.

Na primeira etapa, 17 mil benefícios estão pendentes por crítica. Embora os beneficiários tenham comparecido ao banco para fazer o Censo, os formulários foram devolvidos aos bancos por conterem erros, como nomes abreviados, número de CPF inválido ou endereço inexistente. O ministro destaca que o volume de benefícios pendentes por crítica é menos que 1% dos chamados para a primeira etapa e que a recusa se deve ao rigor dos filtros usados pela Previdência para analisar os dados repassados pelos bancos. "Os dados são trabalhados antes de ser incluídos no banco de dados do INSS. Quando os filtros que utilizamos recusam o formulário, ele é devolvido aos bancos, que continuam chamando estas pessoas para fazerem o Censo", afirma o ministro.

Ainda na primeira etapa, 65 mil benefícios foram suspensos, direta ou indiretamente. Neste caso, estão incluídos os benefícios suspensos, porque o beneficiário deixou de fazer o Censo dentro do prazo previsto e aqueles suspensos pela aceleração no fluxo de informações, pois o Censo está permitindo maior velocidade no processamento das informações enviadas pelos cartórios para o Sistema de Óbitos (Sisobi). Cerca de 41 mil benefícios foram suspensos, porque os beneficiários morreram após a realização do Censo. "A primeira etapa está praticamente encerrada", informa Machado.

Segunda Etapa - Apenas quatro meses depois de iniciada a segunda etapa da atualização dos dados cadastrais do INSS, 278 mil benefícios já foram suspensos. São informações enviadas ao INSS por cartórios, por meio do Sisobi, e também por familiares de pessoas falecidas. Após a realização do Censo, 46 mil benefícios foram suspensos. "Com o Censo, a velocidade de suspensão é maior. As informações que demoravam dois, três meses para chegar, agora vêm muito mais rápido", explica o ministro. (Pedro Rocha)

SIGA-NOS NO Google News