Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cenário político mostra empate técnico entre PT e PMDB

Inara Silva / Campo Grande News - 05 de outubro de 2004 - 13:50

O cenário político em Mato Grosso do Sul mostra empate técnico entre o PMDB e PT. A avaliação é do geógrafo Tito Carlos Machado, que é professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e atua em geografia política e econômica.
Segundo o professor, a análise é baseada em dois parâmetros: as quantidades de prefeituras e de votos – o segundo com relação direta à aceitação popular. Para ele, em termos de estrutura e máquina administrativa, o PT está em vantagem, pois conquistou 18 prefeituras, sendo 55 ao todo, contando com os partidos aliados. Mas, se levar em conta o número de eleitores, o professor acredita que haja empate técnico entre os dois partidos rivais, apontando disputa acirrada ao governo do Estado em 2006.
Na avaliação do professor, o PT vai ter vantagem efetivamente se trabalhar alianças ao longo dos próximos dois anos. Machado alerta que esta estrutura tem de se efetivar por meio de alianças e relações a serem criadas nos 24 meses à frente. “O PT tem dificuldades de perder alianças. É um partido de massas dentro do poder, mas sabemos que as alianças se efetivam através de cargos”. Essa situação, para o professor, é que gera os problemas na base aliada do partido.
Tito Carlos Machado afirma que o resultado das eleições municipais foi previsível em todo o Estado. A única surpresa, segundo ele, foi em Ponta Porã, onde o candidato de oposição, Flávio Kayatt (PSDB), derrotou o candidato do governo, Vagner Piantoni (PT).
O professor acrescenta que, se o prefeito eleito em Campo Grande, Nelsinho Trad, fizer uma excelente administração, vai influenciar pouco nas vantagens de André Puccinelli, eventual candidato ao governo do Estado. No entanto, segundo o professor, se a administração de Trad for ruim nos próximos dois anos, vai influenciar muito na situação de Puccinelli, que hoje está entre os prefeitos melhores avaliados no Brasil.
Ontem, em entrevista ao Campo Grande News, o presidente do diretório regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka, disse que o partido já começa a se articular para as eleições de 2006. Para ele, vitória em 14 cidades e ter vencido em Campo Grande e Três Lagoas são pontos positivos que podem contribuir para a volta do PDMB ao governo do Estado.
O presidente do diretório regional do PT, Mariano Cabreira, disse, também na segunda-feira, que por enquanto o partido vai avaliar os resultados das eleições municipais e ainda não pensa no próximo pleito.

SIGA-NOS NO Google News