Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/09/2014 04:04

Cenário é de destruição na cidade onde tornado fez barco naufragar

Eduardo Penedo e Priscilla Peres , enviada especial a Porto Murtinho, Campo Grande News
Ruas estão fechadas em função de queda de árvores e parte da cidade está sem energia. (Foto: Marcelo Calazans)Ruas estão fechadas em função de queda de árvores e parte da cidade está sem energia. (Foto: Marcelo Calazans)

O prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda (PT), irá fazer uma reunião hoje (25), às 7 horas, para definir estratégias que serão adotadas em razão do tornado que deixou o município em situação de calamidade. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil recomendaram que as obras da prefeitura de Porto Murtinho sejam paradas imediatamente. “Até o momento não temos noção dos estragos. Temos que fazer um mapeamento, nem sabemos quantas pessoas estão desabrigadas”, avalia o prefeito. O cenário na cidade é de destruição.

A reportagem do Campo Grande News está em Porto Murtinho e desde a entrada da cidade é possível ver os estrados da tempestade. Árvores foram arrancadas e fecharam ruas, casas e comércios foram destelhados. Parte da cidade está sem energia. Na hora do evento, a temperatura registrada foi de 22 graus, sendo que às 15h da tarde foi registrada temperatura de 38 graus, uma queda de 16 graus.

No tornado registrado ontem (24), os ventos chegaram a 93km/h. Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem. O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.

Por causa do fenômeno, um barco-hotel com 27 pessoas a bordo virou, também no Rio Paraguai. Dois corpos foram resgatados e treze pessoas estão desaparecidas, dez delas turistas e os outros três tripulantes do navio. As buscas, assim como os trabalhos de levantamento dos prejuízos foram suspensos à noite e serão retomados amanhã cedo.

Em outubro de 2010 o mesmo fenômeno atingiu - em uma madrugada - uma chalana que estava no Rio Paraguai, perto do encontro com o Rio Apa, a 70 km da cidade.

Na ocasião, parte da embarcação ficou destruída, causando sérios prejuízos em equipamentos e televisores que ficavam nos quartos da chalana. Além disso, embarcações de apoio afundaram, como botes com motores que estavam atrelados.

Apesar de ter durado apenas um minuto, o tornado de 2010 causou pânico em um grupo de 13 empresários douradenses estavam na chalana.

Um empresário acabou ferido na perna e na cabeça e outro teve que ser removido em uma lancha de apoio até o Hospital de Porto Murtinho. Segundo o jornal Dourados Informa, no momento do episódio, os tripulantes disseram que o vento pode ter sido de mais de 100 km/hora.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)