Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cem Anos: Fatos sobre o Rotary

rotaryint - 23 de fevereiro de 2005 - 09:23

Missão

O objetivo principal do Rotary é servir – na comunidade, no lugar de trabalho e no mundo em geral. Os rotarianos procuram estabelecer a boa vontade e a paz no mundo, oferecer serviços humanitários e fomentar um elevado padrão de ética em todas as profissões. "Dar de Si Antes de Pensar em Si" é o lema rotário.

Quadro Social

Os rotarianos são homens e mulheres de negócios e profissionais, que procuram através da prestação de serviços voluntários, melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais e mundialmente. O quadro social de um clube representa um corte transversal da vida de negócios e profissional da comunidade. Os Rotary Clubs são entidades apolíticas, não religiosas, abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos que se reúnem semanalmente.

- Há aproximadamente 1,2 milhão de rotarianos, sócios de cerca de 30.000 Rotary Clubs em 166 países no mundo.

- Em 1987 as mulheres também passaram a ser admitidas pela organização e, hoje, representam o segmento da mesma que mais rapidamente se expande. Atualmente, mais de 2.000 Rotary Clubs são presididos por mulheres que, além disso, também estão assumindo papéis de liderança a nível regional.

Serviços Prestados

Os rotarianos implementam, através de seus Rotary Clubs, projetos comunitários que procuram sanar muitos dos problemas críticos da atualidade, entre eles, a violência, abuso de drogas, falta de orientação à juventude, AIDS, fome, analfabetismo e destruição do meio ambiente.

Os rotarianos trabalham com e para a juventude procurando focalizar os desafios enfrentados pela mesma nos dias de hoje. Envolvendo-se com os programas do Rotary, como Interact Clubs (para jovens de 14 a 18 anos), Rotaract Clubs (para jovens de 18 a 30 anos) e Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (seminários RYLA), os jovens aprendem a ser líderes, bem como a importância da prestação de serviços à comunidade. O programa Intercâmbio de Jovens oferece a estudantes de segundo grau a oportunidade de morar por algum tempo no exterior e assim, ampliar sua visão do mundo e travar amizades internacionais.



Os rotarianos têm, tradicionalmente, procurado garantir a segurança em suas comunidades e locais de trabalho. Nos centros metropolitanos do mundo, onde a violência urbana se transformou em uma praga, o Rotary luta através de sua rede de clubes para evitar a ansiedade que freqüentemente resulta em agitação. O Rotary patrocina projetos e conferências que visam prevenir a violência analisando as causas da mesma, entre elas, o uso de drogas, à pobreza, a falta de bons exemplos e as atividades de quadrilhas.

A Fundação Rotária do Rotary International oferece aos rotarianos a oportunidade de trabalhar pela paz e compreensão mundial. Através da sua Fundação, os rotarianos patrocinam programas internacionais de cunho educativo e humanitário.



A PolioPlus representa o compromisso do Rotary com a erradicação da poliomielite até o ano 2005. Graças aos esforços do Rotary e de seus parceiros na luta contra essa doença mais de dois bilhões de crianças foram imunizadas mundialmente desde 1985. Em 1996, registramos 154 nações sem nenhum caso de pólio. Um grande feito considerando que quando o programa PolioPlus foi lançado somente 85 países estavam livres da doença. Calcula-se que até o ano 2005 as contribuições dos rotarianos para a erradicação da Poliomielite totalizarão cerca meio bilhão de dólares. Além disso, o Rotary International vem mobilizando um número imenso de voluntários que colaboram com o transporte das vacinas e com as atividades de imunização em geral.



Um índice recorde de imunização em 2000: Um número recorde de 550 milhões de crianças — quase um décimo da população mundial — tomaram a vacina oral antipólio no ano 2000 graças às atividades de reforço dos trabalhos de imunização em 82 países. Em todos os países com pólio endêmica, o número de Dias Nacionais de Imunização aumentou e trabalhos de vacinação de casa em casa foram iniciados para não deixar nenhuma criança sem ser vacinada.



O Rotary facilita o contato internacional entre seus membros para que aqueles que possuem os recursos possam oferecê-los aos que deles necessitam. Os programas humanitários da Fundação providenciam atendimento e suprimentos médicos, água potável, alimentos, treinamento profissionalizante e educação – principalmente em benefício do mundo em desenvolvimento.


Os programas educacionais da Fundação Rotária incluem o maior programa internacional de bolsas de estudos do mundo financiado por uma entidade privada. Mais de 1.100 bolsas são outorgadas anualmente para estudos no exterior. Além disso, a entidade também oferece subsídios para professores universitários lecionarem em países em desenvolvimento e para o intercâmbio de equipes integradas por líderes executivos e profissionais.

SIGA-NOS NO Google News