Cassilândia, Terça-feira, 17 de Julho de 2018

Últimas Notícias

10/12/2017 11:00

Celular durante a malhação pode?

Gazeta Esportiva

 

Queridinho dos brasileiros – em 2014, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que cerca de 136 milhões de pessoas possuíam um celular – e o aparelho tem sido presença frequente nos mais diferentes cenários, incluindo a academia. Mas, será que o celular ajuda ou atrapalha a malhação?

Para Jose Carlos Oliveira Junior, profissional de Educação Física e Gerente da Academia Just Fit – Unidade Taboão da Serra, o assunto é delicado e ambíguo: “Ele pode ajudar e atrapalhar”. Essa variação – de mocinho a vilão – está ligada ao perfil do usuário. Os mais focados tornam o celular um aliado, enquanto aqueles que estão começando a se adaptar a uma rotina de treinos podem ter no celular uma distração.

Jose Carlos Junior elencou as vantagens e desvantagens do uso do celular nas academias. Confira a baixo:

Benefícios 
- Ajuda a definir o ritmo do exercício – “quando a pessoa corre ou se exercita ouvindo música, a canção ajuda a determinar a intensidade da atividade física e até motiva o aluno”, diz Jose Carlos. 
- O cronômetro ajuda a determinar o tempo do exercício. 
- Alguns aplicativos incentivam a prática da atividade física. 

Desvantagens

- Distrações podem levar a machucados – “Quem se distrai facilmente pode acabar derrubando algum peso ou anilha, pode se distrair com o aparelho e acabar se lesionando.”
- Olhar toda hora para o relógio ou cronômetro pode atrapalhar o rendimento do aluno.
- Algumas redes sociais promovem bate-papo e podem tirar o foco do exercício.

“Há uma pesquisa de cientistas da universidade de Kent, na Inglaterra, que afirma que a música durante a prática de atividade física ajuda na concentração e na conquista de resultados mais rápidos. Por outro lado, usar o celular para bater-papo acaba distraindo o aluno e comprometendo a perda de peso”, destaca Jose Carlos Junior.

O ideal é dedicar o tempo na academia a si mesmo e deixar o celular desligado no vestiário. Se for impossível se afastar do aparelho, então dê preferência a usá-lo para tocar músicas e evite atender ligações ou trocar mensagens.

“Também é preciso bom-senso com o uso das câmeras. Quando usada para registrar a sessão e incentivar os colegas a se mexerem, ela é bem-vinda, mas se torna vilã quando incentiva a vaidade exacerbada ou quando é usada de forma indevida, como nos vestiários. Temos de respeitar a privacidade do outro”, alerta o profissional de educação física.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 16 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)