Cassilândia, Domingo, 20 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

10/12/2017 11:00

Celular durante a malhação pode?

Gazeta Esportiva

 

Queridinho dos brasileiros – em 2014, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que cerca de 136 milhões de pessoas possuíam um celular – e o aparelho tem sido presença frequente nos mais diferentes cenários, incluindo a academia. Mas, será que o celular ajuda ou atrapalha a malhação?

Para Jose Carlos Oliveira Junior, profissional de Educação Física e Gerente da Academia Just Fit – Unidade Taboão da Serra, o assunto é delicado e ambíguo: “Ele pode ajudar e atrapalhar”. Essa variação – de mocinho a vilão – está ligada ao perfil do usuário. Os mais focados tornam o celular um aliado, enquanto aqueles que estão começando a se adaptar a uma rotina de treinos podem ter no celular uma distração.

Jose Carlos Junior elencou as vantagens e desvantagens do uso do celular nas academias. Confira a baixo:

Benefícios 
- Ajuda a definir o ritmo do exercício – “quando a pessoa corre ou se exercita ouvindo música, a canção ajuda a determinar a intensidade da atividade física e até motiva o aluno”, diz Jose Carlos. 
- O cronômetro ajuda a determinar o tempo do exercício. 
- Alguns aplicativos incentivam a prática da atividade física. 

Desvantagens

- Distrações podem levar a machucados – “Quem se distrai facilmente pode acabar derrubando algum peso ou anilha, pode se distrair com o aparelho e acabar se lesionando.”
- Olhar toda hora para o relógio ou cronômetro pode atrapalhar o rendimento do aluno.
- Algumas redes sociais promovem bate-papo e podem tirar o foco do exercício.

“Há uma pesquisa de cientistas da universidade de Kent, na Inglaterra, que afirma que a música durante a prática de atividade física ajuda na concentração e na conquista de resultados mais rápidos. Por outro lado, usar o celular para bater-papo acaba distraindo o aluno e comprometendo a perda de peso”, destaca Jose Carlos Junior.

O ideal é dedicar o tempo na academia a si mesmo e deixar o celular desligado no vestiário. Se for impossível se afastar do aparelho, então dê preferência a usá-lo para tocar músicas e evite atender ligações ou trocar mensagens.

“Também é preciso bom-senso com o uso das câmeras. Quando usada para registrar a sessão e incentivar os colegas a se mexerem, ela é bem-vinda, mas se torna vilã quando incentiva a vaidade exacerbada ou quando é usada de forma indevida, como nos vestiários. Temos de respeitar a privacidade do outro”, alerta o profissional de educação física.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Janeiro de 2019
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
06:20
Copa São Paulo de Futebol Júnior
Sexta, 18 de Janeiro de 2019
10:10
Chapadão do Sul
Quinta, 17 de Janeiro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)