Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/05/2007 19:35

CEF já desistiu de 361 processos no STJ

STJ

A Caixa Econômica Federal (CEF) já desistiu de recorrer em 361 processos que tramitavam no Superior Tribunal de Justiça. Todas as desistências foram despachadas pelo presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, dentro da parceria firmada no início do ano para reduzir o volume de recursos envolvendo a instituição financeira.

Desde o dia 1° de fevereiro, advogados do banco trabalham dentro do próprio STJ analisando e retirando os recursos manifestadamente inadmissíveis antes mesmo de sua distribuição aos ministros. Entre os critérios de desistência, estão os recursos contra decisões que já possuem jurisprudência consolidada no tribunal, ações abrangidas pelas súmulas administrativas de dispensa do dever recursal, editadas pela diretoria do banco, e ações de créditos a receber inferiores a R$ 10 mil.

Após a triagem dos recursos e a manifestação oficial de desistência, toda a tramitação do processo é realizada por meio eletrônico, sem a utilização de papel, proporcionando uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. Até o despacho do presidente do tribunal é assinado por chancela eletrônica com certificação biométrica. A chancela eletrônica é a reprodução exata da assinatura ou da rubrica de próprio punho.

A parceria foi acertada em setembro do ano passado, com a visita da presidente da Caixa, Maria Fernanda Gomes Coelho, ao presidente do STJ. Nesse encontro, o banco mostrou sua disposição em reduzir o número de processo em tramitação no Poder Judiciário. Em fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça cedeu uma sala para os advogados da Caixa trabalharem na análise dos processos.


Autor(a):Maurício Cardoso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)