Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CEF emite CPF de graça para as mulheres

Agência Brasil - 07 de março de 2004 - 09:31

A Caixa Econômica Federal estará, no período de 08 a 12 de março, emitindo CPF de graça (isentando a tarifa de R$ 4,50) para todas as mulheres nas suas mais de duas mil agências em todo o País. Essa é uma ação em comemoração ao Ano da Mulher no Brasil e ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), e vai beneficiar, principalmente, as mulheres das camadas sociais mais carentes.

A ação faz parte do Programa CAIXA Fome Zero, cujo objetivo principal é propiciar a inclusão social e a cidadania. O CPF é um documento básico para inclusão do cidadão em programas e ações maiores como, por exemplo, ter uma conta bancária, conseguir um empréstimo popular ou um financiamento habitacional.

Análise do perfil das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, constatou que 3,4 milhões, 93% do total, são chefiadas por mulheres, dentre as quais 55% não possuem o CPF, identificando-se de imediato um total de 1, 8 milhão de mulheres que poderão estar requisitando seu CPF gratuitamente nas agências da CAIXA.

O CPF também é um documento básico para abertura da conta CAIXA Aqui, que, em nove meses, conquistou 1.300.000 trabalhares que estavam alijados do sistema bancário. Voltada para a população de baixa renda, a conta CAIXA Aqui não exige depósitos mínimos, nem comprovantes de renda ou de endereço para a sua abertura. Com o CPF na mão fica eliminada a última barreira para essas chefes de família terem acesso ao sistema bancário.

Entre as correntistas entrevistadas em pesquisa da CAIXA, das capitais e interior das cinco regiões brasileiras, para a pergunta "motivo para abertura da Conta CAIXA Aqui", 26,2% responderam que a não exigência de limite e comprovação de renda foi determinante. Mas as entrevistadas citam também, como motivos para abrir a conta, a isenção de tarifas, a vontade de ter um lugar seguro para guardar dinheiro, ou um meio de receber benefícios do Governo e fazer empréstimos. Nada menos de 87,3% demonstraram grande satisfação com a nova conta.

Ddocumentos para tirar o CPF:

Os menores de 16 anos têm que apresentar documento de identidade que comprove a filiação (pode ser a carteira de identidade, a certidão de nascimento, etc.); documento de identidade de um dos pais, ou do tutor, ou do responsável por sua guarda. Quem pode solicitar a inscrição : Os pais, o tutor, o curador ou o responsável por sua guarda, em virtude de decisão judicial, ou, ainda, o procurador legal do solicitante


Para os maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos: documento de identidade do interessado que comprove a filiação (pode ser a carteira de identidade, a certidão de nascimento, etc.); título de eleitor para quem o possuir (documento facultativo para ambas as faixas etárias);

Para os maiores de 18 e menoresde 70 anos :documento de identidade do interessado que comprove a filiação (pode ser a carteira de identidade, a certidão de nascimento, etc.); título de eleitor ou Certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral ou cartório eleitoral atestando a inexistência do alistamento eleitoral (esta certidão deve ser apresentada apenas por quem for obrigado ao alistamento eleitoral).

Com informações da assessoria da CEF

SIGA-NOS NO Google News