Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/05/2005 14:27

CCJ aprova programa de treinamento para universitários

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última quarta-feira (18) o Projeto de Lei 4628/01, do deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), que institui o Programa Especial de Treinamento (PET), e o substitutivo a esse projeto elaborado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
O PET já existe no âmbito do Ministério da Educação desde 1979, mas, como não há lei que o formalize, o programa vem passando por dificuldades desde 1997, com o corte de recursos e a diminuição do número de bolsistas.
O objetivo do programa é propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor tutor, uma formação acadêmica ampla nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, a atuação coletiva e o planejamento e execução de um programa diversificado de atividades.
"Atualmente, o programa sobrevive à custa de emendas de parlamentares, que não conseguem garantir os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas", informa Inácio Arruda.

Gestão do PET
O texto original de Inácio Arruda remete a responsabilidade pelo programa ao Ministério de Ciência e Tecnologia e sua coordenação ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No entanto, a CCJ considerou essa determinação inconstitucional.
O substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia atribui essa responsabilidade ao Ministério da Educação, que já executa o programa há mais de 20 anos. Essa alteração foi aprovada pela CCJ.

Recursos
Outra modificação feita pelo substitutivo refere-se às fontes de custeio do PET. Inácio Arruda sugere que os recursos venham de dotações orçamentárias do Orçamento da União, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
O texto aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia retira as verbas do FAT e do Fust porque não há correlação entre os objetivos desses fundos e os do PET. Em compensação, destina ao programa 10% dos recursos do Fundo de Infra-Estrutura, definidos pela Lei 10197/01.

Próximos passos
O substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia também foi aprovado pela comissões de Educação e Cultura; e de Finanças e Tributação. Como o projeto tramita em caráter conclusivo, a seguir será aberto o prazo para recurso ao Plenário da Câmara. Havendo recurso, caberá ao Plenário decidir por um dos dois textos aprovados pela CCJ (o original ou o substitutivo). Se não houver recurso, o projeto retorna à CCJ para a elaboração da redação final, que, nesse caso, deverá basear-se no substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro e Natalia Doederlein
Edição - Wilson Silveira

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)