Cassilândia, Sexta-feira, 27 de Abril de 2018

Últimas Notícias

17/05/2007 22:01

CCJ aprova perda de mandato para quem trocar de partido

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou hoje a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/07, do deputado Flávio Dino (PCdoB-PI), que inclui a infidelidade partidária entre as causas de perda de mandato de parlamentares e extingue o voto secreto no processo de cassação de deputados e senadores.

De acordo com a proposta, a infidelidade é caracterizada pela troca de partido, salvo duas exceções: quando o deputado ou senador participar da fundação de uma nova agremiação partidária; quando o deputado ou senador demonstrar ter havido alteração fundamental no programa ou no estatuto do partido ao qual pertencia.

Restrições de mérito
O relator, deputado José Genoíno (PT-SP), apresentou parecer favorável. No entanto, ele fez restrições ao mérito da proposta, ressaltando que tais restrições não afetam sua admissibilidade e legitimidade.

Para Genoíno, o enquadramento da mudança de partido como ato de infidelidade partidária é "inadequado e impreciso". Na sua opinião, quem deixa o partido pelo qual se elegeu para ingressar em outro não é, a rigor, infiel. "Infiel é quem atua em desacordo com o programa ou estatuto partidário, ou ainda à orientação da sua liderança", sustenta o relator.

Tramitação
Como toda PEC, a proposta deverá ser examinada por comissão especial, e depois seguir para a votação em Plenário. Para ser aprovada, a PEC precisa do voto de 60% dos deputados (308 parlamentares), em dois turnos de votação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 26 de Abril de 2018
Quarta, 25 de Abril de 2018
Terça, 24 de Abril de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)