Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/01/2006 14:01

CCJ aprova acordo com Croácia sobre isenção de vistos

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, na quarta-feira (18), o acordo de cooperação firmado entre o Brasil e a Croácia para conceder isenção parcial de vistos a habitantes dos dois países. Assinado em Zagreb, em 25 de fevereiro de 2005, o acordo isenta de visto os brasileiros que forem à Croácia em viagens de turismo, negócios ou que fizerem escala. Nessas condições, a permanência naquele país será permitida por três meses. O texto tramita na forma do Projeto de Decreto Legislativo 1976/05, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Pelo acordo, os croatas que visitarem o Brasil pelos mesmos motivos poderão permanecer no País por um prazo de três meses, renovável por igual período. Se o estrangeiro quiser permanecer no outro país para trabalhar, terá que obter autorização de acordo com a legislação vigente na nação parceira.

Legislação nacional
O acordo não limita o direito dos dois países de negar a entrada ou reduzir o tempo de estada. O tratado pode ser suspenso por motivos de segurança nacional, ordem ou saúde pública, desde que o outro país seja notificado rapidamente. "Não se observa, na proposta em exame, qualquer aspecto que constitua descumprimento do texto constitucional brasileiro ou dos princípios que norteiam nossa legislação", afirmou o relator na CCJ, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).
Em 2000, o Brasil e a Croácia já haviam feito outro acordo semelhante em relação aos passaportes diplomáticos, oficiais e de serviço. A Croácia, que precisou lutar pela sua emancipação da Iugoslávia, é uma república independente desde 1991 e passa agora por um processo de abertura política e econômica. Ela foi admitida na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2000, e postula o direito de ter adesão plena à União Européia. O país tem cerca 4,6 milhões de habitantes.

Tramitação
O projeto, que teve origem na Mensagem 438/05 do Poder Executivo, será agora analisado pelo Plenário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)