Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

19/05/2017 18:00

CCJ admite PEC que amplia relação de cargos privativos de brasileiros natos

Agência Câmara

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui no rol de cargos exclusivos de brasileiros natos os de senador, governador, vice-governador e ministro das Relações Exteriores.

A medida está prevista na PEC 306/17, do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que tem o objetivo de garantir a segurança nacional. A relatora na CCJ, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), apresentou parecer favorável à matéria. Ela concluiu que a PEC não fere os preceitos constitucionais vigentes.

Atualmente, são privativos de brasileiro nato os cargos de presidente e vice-presidente da República, de presidente da Câmara dos Deputados, de presidente do Senado, de ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de ministro da Defesa.

Segurança e defesa
No caso dos senadores em geral, Hildo Rocha argumentou que eles têm competência para aprovar chefes de missões diplomáticas, o que revelaria a conexão do Senado Federal com a segurança nacional e a defesa dos interesses nacionais nas relações entre os países.

Governadores e vice-governadores, na avaliação de Rocha, também estariam implicados com a segurança, principalmente quando se trata de estados fronteiriços. No que diz respeito ao ministro das Relações Exteriores, o parlamentar aponta as mesmas razões de preservação do interesse e da soberania nacionais.

Tramitação
A PEC será agora analisada por uma comissão especial a ser criada pelo presidente da Câmara e depois votada em dois turnos pelo Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PEC-306/2017

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)