Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CBF lança Sinais de Trânsito do Árbitro de Futebol

CBF NEWS - 07 de abril de 2007 - 02:59

Cassilândia News
Cassilândia News

A CBF, através da Comissão de Árbitros, na tentativa de melhorar o nível da arbitragem no país, está lançando o livro Sinais de Trânsito do Árbitro de Futebol, uma publicação voltada para orientações práticas, de maneira didática e resumida, sobre o procedimento dos árbitros e árbitros assistentes antes, durante e depois das partidas.

Com ilustrações dos sinais de trânsito, ligados às atitudes dos árbitros no desenvolvimento do seu trabalho, torna-se mais leve e agradável a leitura dos tópicos desenvolvidos no livro, levando o leitor a ter mais facilidade de memorizar o que se apresenta na publicação com o envolvimento das imagens das placas de sinalização do Código Nacional de Trânsito, que podem ser comparadas às atitudes que a arbitragem pode adotar no desenvolvimento de um jogo de futebol.

Não é novidade a relação dos sinais de trânsito com as atividades da arbitragem. Em 1966, na partida entre Inglaterra e Argentina, válida pela Copa do Mundo, o capitão da equipe argentina, Ubaldo Rattin, se recusou a aceitar o gesto do árbitro alemão, Rudolf Kleitlein, para que deixasse o campo, exigindo que lhe fosse informada a razão de sua expulsão. Com as diferenças idiomáticas, o desentendimento foi geral, transformando-se num lamentável episódio.

Naquele momento, Kenneth George Aston, que era árbitro do futebol inglês e veio a ser o presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, viu a necessidade de se criar um sistema universal que superasse as diferenças de idioma, tendo a feliz idéia de criar o sistema de cartão amarelo para advertência e vermelho para expulsão, baseado nas cores do semáforo.

A CBF, através da sua Comissão de Árbitros, deve lançar também, no próximo mês de abril, outra publicação, voltada para orientações exclusivas sobre a confecção de relatórios e preenchimentos de súmulas, visando facilitar o trabalho dos árbitros e reduzir os problemas causados por falhas na confecção ou preenchimentos desses documentos.

Uma terceira publicação será voltada para orientações aos Observadores de Arbitragem, procurando dar um padrão de trabalho para os mesmos, responsáveis pelo acompanhamento dos profissionais da arbitragem em todos os jogos das competições coordenadas pela CBF em todo o país.

Todas estas publicações serão inseridas no Site da CBF e estarão disponíveis para consultas dos interessados e sugestões para aperfeiçoamento das mesmas, nas próximas edições.

SIGA-NOS NO Google News