Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CBF divulga argumentos contra MP do Futebol e exige revisão

G1 - 25 de abril de 2015 - 10:04

A comissão mista parlamentar criada para analisar a Medida Provisória (MP) 671/15, conhecida como MP do Futebol, começa a trabalhar no texto na próxima terça-feira. E a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já se manifestou de forma contrária à aprovação do texto como ele está atualmente. Em comunicado oficial, a entidade que comanda o futebol brasileiro disse que a MP - que refinancia as dívidas dos clubes em troca de medidas de modernização e transparência de gestão - mostra "desconhecimento da realidade do futebol brasileiro", e criticou alguns pontos como a possível proibição de equipes endividadas de participarem de campeonatos.

A CBF se disse "favorável a contrapartidas para o refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol, com ênfase na modernização da gestão, pagamentos em dia, administração financeira responsável, rígido controle orçamentário e ajuste fiscal e trabalhista". Porém, listou argumentos para que o texto da MP do Futebol seja alterado.

Entre os motivos, está o fato de que a MP seria "inconstitucional" por impor uma intervenção do estado em regulamentos de uma entidade esportiva privada como a CBF - o que também vai contra as normas da Fifa. Esse ponto já foi rebatido pelo movimento Bom Senso FC, que divulgou em seu site oficial uma nota contra as declarações do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, com o título "Inconstitucional é o escambau" .

Outras críticas dizem respeito à possível criação de uma liga de clubes, que só cuidaria da lucrativa Série A e deixaria a organização de competições deficitárias a cargo da CBF, e à possibilidade de clubes ficarem excluídos de campeonatos caso as federações não alterem seus regulamentos de acordo com as diretrizes da MP.

Na última quinta-feira, o relator da comissão, deputado Otávio Leite (PSDB), já afirmou que fará mudanças no texto original . A alternativa da CBF à MP do Futebol é o chamado Fair Play Financeiro implantado pela entidade neste ano, que também prevê restrições e punições para times que não mantiverem as contas em dia, com um detalhe: o próprio jogador com salários atrasados é quem deve denunciar o time .

SIGA-NOS NO Google News