Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CBF confirma entrega da "Taça das Bolinhas" ao São Paulo

Gazeta Esportiva - 14 de abril de 2010 - 18:29

A Confederação Brasileira de Futebol chegou a uma decisão sobre a polêmica da "Taça das Bolinhas". De acordo com a assessoria da entidade máxima do futebol nacional, o departamento jurídico da entidade enviou nesta quarta-feira um comunicado à Federação Paulista sobre a entrega do troféu ao Tricolor. A decisão frustra o Flamengo, que também pleiteava o prêmio.

Segundo as informações oficiais, a CBF está seguindo a determinação da Justiça comum, que decretou o Sport como campeão brasileiro de 1987. Com isso, o São Paulo foi considerado o primeiro pentacampeão nacional.

A "Taça das Bolinhas" foi criada para premiar o clube nacional que obtivesse primeiro cinco títulos brasileiros alternados ou três consecutivos. Desta forma, o Flamengo se sentiu o dono do troféu com a conquista do Brasileirão de 1992, quando alegou ser pentacampeão.

No entanto, a CBF não considera o Rubro-negro como detentor do título nacional de 1987. Naquele ano, o time carioca conquistou o Módulo Verde da Copa União contra o Internacional. As duas equipes, então, se recusaram a disputar um quadrangular com Sport e Guarani, que foram os dois mais bem colocados do Módulo Amarelo.

Por isso, o Flamengo se declarou campeão brasileiro, mas a CBF considerou oficialmente o time de Recife como vitorioso do ano, já que bateu o Guarani.

O São Paulo, então, passou a postular a "Taça das Bolinhas" em 2007, quando assegurou seu quinto troféu do Brasileirão. No ano seguinte, o Tricolor foi novamente campeão (sendo o único a ostentar três conquistas consecutivas).

SIGA-NOS NO Google News