Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/10/2006 13:54

CBF amplia rigor da arbitragem, pune e avisa depois


A CBF primeiro decidiu apertar o rigor das arbitragens com as reclamações à beira do gramado. Depois, veio a punição, e só então ela avisou o que estava valendo agora. Insatisfeita com a falta de pulso dos juízes no Brasileiro, a Comissão Nacional de Arbitragem decidiu mudar a sua avaliação e focou três pontos: a punição com amarelo no retardamento de jogo, vermelho nas faltas bruscas --foco nos carrinhos-- e não tolerar excessos dos técnicos à beira do campo.

Mas a medida só se tornou pública depois do barulho que o técnico Emerson Leão fez por ter sido expulso por reclamação, no clássico entre Corinthians e Santos. Em 6 de outubro, um dia depois de o treinador corintiano ser colocado para fora do campo pelo árbitro Wilson Luiz Seneme, o site da CBF anunciou que haveria uma tolerância menor dos juízes diante de indisciplina de atletas e membros das comissões técnicas.

Com o título de "CBF exige rigor dos árbitros no cumprimento das Regras do Jogo", uma notícia informava sobre a existência da circular --até a noite de ontem, ela ainda estava disponível para leitura. A expulsão do treinador ganhou repercussão pelo fato de Leão ter destacado o comportamento do juiz no clássico. Ele disse ter sido expulso "de longe" por Seneme, a quem classificou como "príncipe". Porém a decisão de apertar o laço --como fez o árbitro do clássico em relação às reclamações de Leão-- veio dias antes, sem ter sido divulgada.

Em 29 de setembro, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Edson Rezende, enviou uma circular a todos os integrantes da Renaf (Relação Nacional dos Árbitros de Futebol) solicitanto mais rigor dos árbitros no Nacional e elencando os três pontos cruciais a serem observados.

A recomendação, porém, só chegou efetivamente aos técnicos, de maneira direta, no último final de semana --passadas duas rodadas depois de ela ser feita por Rezende aos árbitros. Um dos treinadores avisados sobre o recrudescimento do rigor com atos considerados indisciplinados foi Muricy Ramalho, no jogo entre o seu São Paulo, o líder do campeonato, e o Fluminense, no Maracanã, no sábado passado.

Segundo Muricy, o quarto árbitro do jogo, Adriano Pereira Machado, foi até ele e o advertiu, a pedido do juiz Heber Roberto Lopes, que conduziu o confronto, a respeito das novas diretrizes disciplinares da comissão de arbitragem. "Ele falou que o juiz quer que os treinadores tenham uma postura diferente agora. Ser menos incisivos, não falar palavrão." Segundo Rezende, o desempenho dos treinadores à beira do campo deveria se limitar a instruir seus comandados e mudar a equipe taticamente.

"Não podemos tolerar xingamentos, agressões verbais, tanto com os jogadores ou com os juízes. Os técnicos têm que dar exemplo de serenidade aos seus comandados e aos torcedores", afirmou ele. Ao ser questionado se todos os treinadores não deveriam ser orientados sobre esse rigor, Rezende foi enfático ao discordar. "Eles [técnicos] têm que conhecer as regras." As informações são do site de notícias da Folha Online.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)