Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CBF amplia rigor da arbitragem, pune e avisa depois

11 de outubro de 2006 - 13:54


A CBF primeiro decidiu apertar o rigor das arbitragens com as reclamações à beira do gramado. Depois, veio a punição, e só então ela avisou o que estava valendo agora. Insatisfeita com a falta de pulso dos juízes no Brasileiro, a Comissão Nacional de Arbitragem decidiu mudar a sua avaliação e focou três pontos: a punição com amarelo no retardamento de jogo, vermelho nas faltas bruscas --foco nos carrinhos-- e não tolerar excessos dos técnicos à beira do campo.

Mas a medida só se tornou pública depois do barulho que o técnico Emerson Leão fez por ter sido expulso por reclamação, no clássico entre Corinthians e Santos. Em 6 de outubro, um dia depois de o treinador corintiano ser colocado para fora do campo pelo árbitro Wilson Luiz Seneme, o site da CBF anunciou que haveria uma tolerância menor dos juízes diante de indisciplina de atletas e membros das comissões técnicas.

Com o título de "CBF exige rigor dos árbitros no cumprimento das Regras do Jogo", uma notícia informava sobre a existência da circular --até a noite de ontem, ela ainda estava disponível para leitura. A expulsão do treinador ganhou repercussão pelo fato de Leão ter destacado o comportamento do juiz no clássico. Ele disse ter sido expulso "de longe" por Seneme, a quem classificou como "príncipe". Porém a decisão de apertar o laço --como fez o árbitro do clássico em relação às reclamações de Leão-- veio dias antes, sem ter sido divulgada.

Em 29 de setembro, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Edson Rezende, enviou uma circular a todos os integrantes da Renaf (Relação Nacional dos Árbitros de Futebol) solicitanto mais rigor dos árbitros no Nacional e elencando os três pontos cruciais a serem observados.

A recomendação, porém, só chegou efetivamente aos técnicos, de maneira direta, no último final de semana --passadas duas rodadas depois de ela ser feita por Rezende aos árbitros. Um dos treinadores avisados sobre o recrudescimento do rigor com atos considerados indisciplinados foi Muricy Ramalho, no jogo entre o seu São Paulo, o líder do campeonato, e o Fluminense, no Maracanã, no sábado passado.

Segundo Muricy, o quarto árbitro do jogo, Adriano Pereira Machado, foi até ele e o advertiu, a pedido do juiz Heber Roberto Lopes, que conduziu o confronto, a respeito das novas diretrizes disciplinares da comissão de arbitragem. "Ele falou que o juiz quer que os treinadores tenham uma postura diferente agora. Ser menos incisivos, não falar palavrão." Segundo Rezende, o desempenho dos treinadores à beira do campo deveria se limitar a instruir seus comandados e mudar a equipe taticamente.

"Não podemos tolerar xingamentos, agressões verbais, tanto com os jogadores ou com os juízes. Os técnicos têm que dar exemplo de serenidade aos seus comandados e aos torcedores", afirmou ele. Ao ser questionado se todos os treinadores não deveriam ser orientados sobre esse rigor, Rezende foi enfático ao discordar. "Eles [técnicos] têm que conhecer as regras." As informações são do site de notícias da Folha Online.

SIGA-NOS NO Google News