Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Causa do apagão em dez estados não foi esclarecida

Aline Canassa/Campo Grande News - 11 de novembro de 2009 - 08:38

Ainda não foi identificada a causa do apagão de ontem, mas possivelmente tenha sido uma tempestade que atingiu a linha de transmissão de Furnas, entre Ivaporã (Paraná) e Tijuco Preto (São Paulo).

A linha é responsável por trazer energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu e fazia parte do sistema interligado Sul-Sudeste.

Segundo fontes do governo, a tempestade teria atingido uma linha de transmissão de 750 kilovolts (KV), possivelmente devido a um raio, tempestade ou ventos fortes, levando a uma reação em cadeia.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que o sistema de energia do Brasil é interligado então quando há uma interrupção de energia, outras linhas são desligadas.

O diretor-geral da Aneel afirmou que apenas nesta quarta deverá ser possível apontar as causas preliminares do apagão. Caso seja definido que uma ou mais empresas sejam culpadas por deixar parte do país às escuras, elas deverão ser multadas.

Pela primeira vez a usina de Itaipu foi totalmente desligada, informou o presidente de Itaipu, Jorge Sameck, em entrevista à Globonews.

Houve interrupção de energia elétrica em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foram atingidos também, parcialmente, os estados de Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal e até o Paraguai.

O Rio de Janeiro foi o estado mais atingido. A falta de energia provocou caos em diversas cidades, com desligamento de sinais de trânsito, fechamento de estabelecimentos comerciais e paralisação de conexões de metrô e trens e arrastões por diversas ruas.

No Rio de Janeiro, a luz voltou na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade por volta de 1h. Em Recife, o blecaute durou cerca de uma hora, mas não atingiu todos os bairros. A região turística ficou às escuras, mas a luz começou a voltar por volta de 23h (horário local).

Já no Espírito Santo, faltou luz no estado inteiro, deixando muita gente presa em elevadores e o trânsito confuso.

Perto de Foz de Iguaçu, houve temporais muito fortes, com árvores arrancadas. O temporal teria causado a queda da linha de transmissão. No Paraguai, a luz começou a voltar em cerca de 20 minutos após a interrupção.

A situação de ontem à noite foi destaque em sites internacionais. O apagão foi mencionado na primeira página do "New York Times", chamando atenção para o fato de as duas maiores cidades do país, Rio e São Paulo, estarem às escuras.

No jornal espanhol "El País" essa era a principal notícia, falando que milhões de brasileiros ficaram sem luz.

Usina de Itaipu - A Usina hidrelétrica Itaipu Binacional divulgou uma nota nesta manhã em que afirma que o apagão não teve origem na usina.
Segundo a empresa, a causa do apagão que afetou dez estados ontem à noite foi decorrente de uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro.

Em nota, a usina explica que uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro ocorreu às 22h13 (horário de Brasília) causou um feito dominó nos estados da região Sudeste e Centro-Oeste, atingindo também o Paraguai.

A empresa considera que a hipótese mais provável é que tenha acontecido algum acidente afetando um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste.

Para finalizar a nota, a empresa completa que, após o blecaute, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, mas sem possibilidade de transmitir energia, porque as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas.

A usina hidrelétrica de Itaipu voltou a operar normalmente nesta manhã, a partir das 6h. (Com informações do site O Globo).

SIGA-NOS NO Google News