Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Causa das chuvas é um fenômeno descoberto em 1900

Mapa Imprensa - 04 de março de 2004 - 07:49

As constantes chuvas registradas em todo o Brasil, nos últimos dois meses, se devem à Oscilação Decadal do Pacífico - um fenômeno que se repete de 15 em 15 anos e, é conhecido no meio científico como PDO. Esse evento pode provocar oscilações numéricas positivas e negativas.

Desde 2001, as águas do Pacífico Norte começaram a esquentar e agora, em 2004, temos um verão chuvoso no Brasil e, um inverno rigoroso nos Estados Unidos e Europa. Aqui as chuvas têm ocasionado enchentes e destruído plantações. E nos Estados Unidos, o inverno chegou a registrar 60 graus negativos este ano.

Segundo Expedito Rebello, chefe da Divisão de Meteorologia Aplicada do INMET, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o PDO, as águas do Pacífico Norte se tornam mais quentes e toda a circulação atmosférica do globo terrestre sofre mudanças.

Rebello explicou que agora estamos em uma fase muito quente, onde as massas de ar frio se deslocam do Hemisfério Norte para o Sul. Esse deslocamento resulta em temperaturas constantes por um longo período. O último fenômeno parecido com este foi registrado em 1985.





SIGA-NOS NO Google News