Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Catarata: implante de lentes multifocais é eficaz

Agência Notisa - 12 de agosto de 2004 - 16:02

A catarata é uma doença ocular comum em pessoas de mais idade e, para tratá-la, é necessário, geralmente, um procedimento cirúrgico com implante de lentes intra-oculares. Nas cirurgias convencionais são implantadas lentes monofocais, que geralmente corrigem a visão para longe. Porém, muitos pacientes acabam necessitando de lentes de leitura ou óculos bifocais para a visão de perto. A criação das lentes intra-oculares multifocais acomodativas, que oferecem correção da visão para longe e para perto, são uma alternativa e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, o estudo foi realizado no Departamento de Oftalmologia da Unifesp/EPM com 22 pacientes com idade entre 53 e 91 anos e teve como objetivo avaliar a função visual, bem como a satisfação dos pacientes com o implante de lentes intra-oculares acomodativas após a extração de catarata, e analisar o impacto na sua qualidade de vida. Todos os pacientes responderam a um questionário, sendo que seis possuíam implante unilateral e 16 bilateral.

Os pesquisadores verificaram que todos os pacientes com implante monocular declararam uma melhora da visão e estavam satisfeitos com o resultado da cirurgia. Em relação à visão noturna, três disseram que ainda apresentam alguma dificuldade, mas, se tivessem que escolher novamente, optariam pela lente.

No grupo que fez implante bilateral, um paciente continuou apresentando dificuldade para ver de perto e dois para enxergar de longe. Além disso, cerca de 43% declararam ter dificuldade em relação à visão noturna. Apenas dois pacientes sentiam necessidade de usar correção visual. No entanto, todos declaram ter havido melhora da visão após a cirurgia. A equipe explica que “independentemente do uso de óculos, os pacientes retomaram atividades que eram impossíveis antes da extração da catarata, como, por exemplo, dirigir, caminhar, ler jornais, pegar ônibus, ver preços no supermercado, entre outras”.

Por isso, os pesquisadores ressaltam a eficácia das lentes intra-oculares na melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de catarata senil. “A maioria dos pacientes (90,9%) envolvidos neste estudo apresentou uma melhora considerável da função visual sem a dependência de uso de correção óptica”, concluem.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News