Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/08/2004 16:02

Catarata: implante de lentes multifocais é eficaz

Agência Notisa

A catarata é uma doença ocular comum em pessoas de mais idade e, para tratá-la, é necessário, geralmente, um procedimento cirúrgico com implante de lentes intra-oculares. Nas cirurgias convencionais são implantadas lentes monofocais, que geralmente corrigem a visão para longe. Porém, muitos pacientes acabam necessitando de lentes de leitura ou óculos bifocais para a visão de perto. A criação das lentes intra-oculares multifocais acomodativas, que oferecem correção da visão para longe e para perto, são uma alternativa e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, o estudo foi realizado no Departamento de Oftalmologia da Unifesp/EPM com 22 pacientes com idade entre 53 e 91 anos e teve como objetivo avaliar a função visual, bem como a satisfação dos pacientes com o implante de lentes intra-oculares acomodativas após a extração de catarata, e analisar o impacto na sua qualidade de vida. Todos os pacientes responderam a um questionário, sendo que seis possuíam implante unilateral e 16 bilateral.

Os pesquisadores verificaram que todos os pacientes com implante monocular declararam uma melhora da visão e estavam satisfeitos com o resultado da cirurgia. Em relação à visão noturna, três disseram que ainda apresentam alguma dificuldade, mas, se tivessem que escolher novamente, optariam pela lente.

No grupo que fez implante bilateral, um paciente continuou apresentando dificuldade para ver de perto e dois para enxergar de longe. Além disso, cerca de 43% declararam ter dificuldade em relação à visão noturna. Apenas dois pacientes sentiam necessidade de usar correção visual. No entanto, todos declaram ter havido melhora da visão após a cirurgia. A equipe explica que “independentemente do uso de óculos, os pacientes retomaram atividades que eram impossíveis antes da extração da catarata, como, por exemplo, dirigir, caminhar, ler jornais, pegar ônibus, ver preços no supermercado, entre outras”.

Por isso, os pesquisadores ressaltam a eficácia das lentes intra-oculares na melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de catarata senil. “A maioria dos pacientes (90,9%) envolvidos neste estudo apresentou uma melhora considerável da função visual sem a dependência de uso de correção óptica”, concluem.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)