Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/07/2015 16:32

Catarata é a principal causa da cegueira no mundo

Portal Segs

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Dr. João Pacini, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, esclarece que esta doença é caracterizada pelo endurecimento ou opacificação do cristalino (estrutura biconvexa, gelatinosa, com grande elasticidade que diminui progressivamente com a idade). “Um dia todos vão sofrer deste problema. Porém, é importante ressaltar que os tratamentos para esta doença estão cada vez mais avançados e precisos”, acrescenta.

O especialista explica que a cirurgia a laser é uma das melhores alternativas para tratar a doença. “Hoje, contamos com tecnologias avançadas que permitem que mais da metade dos procedimentos cirúrgicos sejam feitos com o laser. Este equipamento substitui o bisturi e garante mais precisão e agilidade. O laser é guiado pela tomografia ótica, em 3D, utiliza pouquíssima energia garantindo uma precisão maior”, acrescenta Dr. João Pacini.

Além de resolver os problemas causados pela catarata, este procedimento corrige outras complicações oculares. “A cirurgia consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular. Hoje existem lentes que podem corrigir o astigmatismo (lentes tóricas) e outras que corrigem também a vista cansada (lentes multifocais)”, afirma.

Dr. João Pacini adverte que nem todos podem se submeter a este tipo de procedimento. “Pode ser realizada em quase todas as pessoas que têm catarata. Basta que o paciente consiga olhar fixamente para a luz. O procedimento não está liberado ainda para uso em crianças. Também é importante destacar que o Visão Institutos Oftalmológicos é um dos poucos centros de atendimento oftalmológico no Brasil que está plenamente habilitado para realizar cirurgias a laser para correção de catarata”, conclui o médico.

O bisturi aposentou?
O oftalmologista explica que os instrumentos usados antes do advento do laser continuam importantes. “A técnica tradicional traz resultados satisfatórios e não vai deixar de existir, mas o laser é estatisticamente melhor, principalmente para quem tem o cristalino muito opaco, duro ou fora do lugar”, explica. “A abertura da córnea e do cristalino são as etapas mais difíceis da cirurgia, podem ser feitas com o bisturi e pinças, mas o corte com o laser é muito melhor e mais preciso”, finaliza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)