Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/11/2004 08:03

Catalizador: obrigatório dispositivo nos veículos

Bruno Bocchini /ABr

Brasília - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta semana a obrigatoriedade do uso em veículos de um aparelho que detecta problemas nos sistemas de controle de emissão de poluentes, como catalizadores. A medida, que deve ser publicada no Diário Oficial da União, entrará em vigor a partir de 2007, quando parte dos carros novos nacionais já terá de sair da fábrica com o dispositivo. Carros importados terão de ser adaptados.

O dispositivo, denominado Sistema de Diagnose a Bordo, avisará o motorista acendendo uma luz no painel em caso de mau funcionamento dos sistemas de controle de emissão. A medida é uma nova etapa do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em vigor desde 1993, o Proconve já conseguiu reduzir na fonte o nível da emissão de poluentes em até 97%. Antes do programa, a emissão média de monóxido de carbono, um dos poluentes mais nocivos, era de 54 gramas em cada kilômetro rodado pelo veículo. Hoje, essa emissão é de 0,7 gramas por kilômetro.

A implantação do novo sistema ocorrerá em várias etapas. Em 2007, 40% dos carros, do total anual de veículos leves de passageiros produzidos ou importados para o mercado interno, terão que ter o dispositivo. Essa taxa subirá para 70% em 2008 e para 100% em 2009. A partir de 2009, novos componentes tecnológicos serão adicionados ao sistema, que será capaz então de detectar danos. Essa segunda geração do dispositivo será obrigatória em 60% dos carros novos em 2010 e em 100% em 2011.

Para Paulo Macedo, coordenador do Proconve, a medida, além de preservar o meio ambiente, pode significar economia para os motoristas. "Quero convidar o motorista nacional a manter seus carros bem regulados porque, no final das contas, ele vai estar contribuindo com a questão ambiental e, mais imediatamente, vai estar economizando dinheiro. O carro bem regulado vai consumir menos, vai gastar menos e vai render mais em todos os aspectos". disse.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)