Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/03/2008 20:38

"Castelinho" em Ponta Porã é tombado

Regiane Ribeiro-NotíciasMS

Campo Grande (MS) – Foi publicado no diário oficial do dia 14 de março, um decreto que tomba o prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, esse é o segundo bem histórico tombado desde o início da administração do governador André Puccinelli. O primeiro foi as dependências da Usina Santa Mônica, localizado no município de Miranda, no dia 17 de agosto do ano passado.



O prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã, é conhecido na fronteira por “Castelinho”. Considerado um monumento histórico, tem sua planta baseada nos projetos dos antigos edifícios neoclássicos, marcado por um frontão estilizado, pináculos e platibanda escalonada. Foi construído entre 1926 e 1930, durante o governo de Mário Correia, para abrigar o quartel da força pública estadual. Teve parte de sua obra financiada pela companhia Erva Mate Laranjeira e reformado uma única vez no governo do Wilson Barbosa Martins, no ano de 1985.



De acordo com Américo Calheiros, o tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público para preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.



“Esse é um passo importante para o reconhecimento de um bem, que possui um significado cultural. Além de facilitar a viabilização de recursos, para revitalização e restauração do prédio”, explica o diretor-presidente. O “Castelinho” está localizado na Avenida Brasil nº. 950, no bairro da Granja


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)