Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

18/03/2008 20:38

"Castelinho" em Ponta Porã é tombado

Regiane Ribeiro-NotíciasMS

Campo Grande (MS) – Foi publicado no diário oficial do dia 14 de março, um decreto que tomba o prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, esse é o segundo bem histórico tombado desde o início da administração do governador André Puccinelli. O primeiro foi as dependências da Usina Santa Mônica, localizado no município de Miranda, no dia 17 de agosto do ano passado.



O prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã, é conhecido na fronteira por “Castelinho”. Considerado um monumento histórico, tem sua planta baseada nos projetos dos antigos edifícios neoclássicos, marcado por um frontão estilizado, pináculos e platibanda escalonada. Foi construído entre 1926 e 1930, durante o governo de Mário Correia, para abrigar o quartel da força pública estadual. Teve parte de sua obra financiada pela companhia Erva Mate Laranjeira e reformado uma única vez no governo do Wilson Barbosa Martins, no ano de 1985.



De acordo com Américo Calheiros, o tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público para preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.



“Esse é um passo importante para o reconhecimento de um bem, que possui um significado cultural. Além de facilitar a viabilização de recursos, para revitalização e restauração do prédio”, explica o diretor-presidente. O “Castelinho” está localizado na Avenida Brasil nº. 950, no bairro da Granja


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 16 de Agosto de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)