Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

"Castelinho" em Ponta Porã é tombado

Regiane Ribeiro-NotíciasMS - 18 de março de 2008 - 20:38

Campo Grande (MS) – Foi publicado no diário oficial do dia 14 de março, um decreto que tomba o prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, esse é o segundo bem histórico tombado desde o início da administração do governador André Puccinelli. O primeiro foi as dependências da Usina Santa Mônica, localizado no município de Miranda, no dia 17 de agosto do ano passado.



O prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã, é conhecido na fronteira por “Castelinho”. Considerado um monumento histórico, tem sua planta baseada nos projetos dos antigos edifícios neoclássicos, marcado por um frontão estilizado, pináculos e platibanda escalonada. Foi construído entre 1926 e 1930, durante o governo de Mário Correia, para abrigar o quartel da força pública estadual. Teve parte de sua obra financiada pela companhia Erva Mate Laranjeira e reformado uma única vez no governo do Wilson Barbosa Martins, no ano de 1985.



De acordo com Américo Calheiros, o tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público para preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.



“Esse é um passo importante para o reconhecimento de um bem, que possui um significado cultural. Além de facilitar a viabilização de recursos, para revitalização e restauração do prédio”, explica o diretor-presidente. O “Castelinho” está localizado na Avenida Brasil nº. 950, no bairro da Granja


SIGA-NOS NO Google News