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Cassilandianews tem novo colunista

18 de abril de 2008 - 15:40

O administrador, consultor empresarial e professor-mestre Rogério Cogo junta-se, a partir de hoje, aos colunistas do Cassilandianews. Toda sexta-feira seus artigos serão publicados, com foco para a administração de empresas e assuntos afins. Abaixo, a primeira "tacada" de nosso mestre. Aproveitem!


A RELEVÂNCIA DO MARKETING E A SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Em conversa informal no Campus das Faculdades Integradas de Cassilândia, comentei com o amigo Guilherme Girotto sobre a importância de se compartilhar alguns conceitos administrativos aplicados diretamente a Gestão Empresarial que temos tamanha dificuldade em aplicar na rotina das pequenas e médias empresas. A partir daí, veio o convite para essa exposição de conceitos e técnicas de Gestão adquiridos durante quase quinze anos de vida acadêmica dedicada a Área de Administração. Mas confesso amigos leitores, possuo mais facilidade na exposição prática das ações operacionais e técnicas do dia-a-dia que na descrição teórica das mesmas. Assim sendo, buscarei utilizar uma linguagem bastante acessível aos leitores e desde já agradeço a oportunidade semanalmente concedida.

Neste texto inaugural falo brevemente sobre o tema ‘marketing’, tão propagado na mídia em geral, contudo em alguns momentos utilizados de modo equivocado na prática empresarial.

A cada dia observa-se que a padronização, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a propaganda, os canais de distribuição e outros elementos do composto de marketing são fundamentais às empresas que almejam crescer e consequentemente se estabilizar na atual estrutura de acentuada competitividade.

Para conseguir permanecer no atual cenário mercadológico, as empresas precisam ser tão versáteis quanto o público que desejam atingir, principalmente aquelas que precisam se comunicar diretamente com ele.

Dentro dessa interatividade com o consumidor, surge a necessidade de se fazer marketing, produzindo propaganda e serviços de qualidade para atender e até mesmo surpreender às necessidades do cliente.

Contudo, nem por isso, se pode pensar em marketing como sinônimo de propaganda ou que ele serve apenas para camuflar a qualidade do produto e assim vender o que nem sempre é bom. Isso seria distorcer seu verdadeiro conceito.

Com a globalização, as tendências se manifestam em todos os segmentos do mercado. O acesso simplificado às informações propiciou uma nova consciência ao cliente, que por sua vez, tornou-se mais exigente que em décadas anteriores.

E surge a indagação: E agora, quais empresas estão preparadas para atender a esse segmento que já não aceita definições acabadas? Quem poderá acertar as preferências desse público com novos ideais de consumo?

O nível de satisfação é uma função da diferença entre o desempenho percebido e as expectativas do cliente. Quando o desempenho fica longe dessas expectativas, o cliente estará insatisfeito, caso contrário estará satisfeito e, se exceder, estará altamente satisfeito.

Neste cenário, observa-se que a missão de satisfazer o cliente está se tornando um instrumento de obtenção de resultados cada vez mais dispendioso. A busca como forma de garantir o poder de mercado, a criação de valor e a conseqüente satisfação do cliente podem ter como efeito o acréscimo das vendas, ressaltando-se, ainda, que o sucesso empresarial está intimamente ligado à efetividade das ações de marketing aplicadas pela empresa.

Pense nisso, busque colocar em prática e até a próxima!

ROGÉRIO COGO é Administrador e Consultor Empresarial, Mestre em Estratégias Organizacionais pela UNIMEP/SP, Coordenador Pedagógico e Professor Universitário do Curso de Administração da FIC – Faculdades Integradas de Cassilândia, Especialista em Gestão Empresarial, Gerente de Gestão e Planejamento das FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia.

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