Cassilândia, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

18/04/2008 15:40

Cassilandianews tem novo colunista

O administrador, consultor empresarial e professor-mestre Rogério Cogo junta-se, a partir de hoje, aos colunistas do Cassilandianews. Toda sexta-feira seus artigos serão publicados, com foco para a administração de empresas e assuntos afins. Abaixo, a primeira "tacada" de nosso mestre. Aproveitem!


A RELEVÂNCIA DO MARKETING E A SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Em conversa informal no Campus das Faculdades Integradas de Cassilândia, comentei com o amigo Guilherme Girotto sobre a importância de se compartilhar alguns conceitos administrativos aplicados diretamente a Gestão Empresarial que temos tamanha dificuldade em aplicar na rotina das pequenas e médias empresas. A partir daí, veio o convite para essa exposição de conceitos e técnicas de Gestão adquiridos durante quase quinze anos de vida acadêmica dedicada a Área de Administração. Mas confesso amigos leitores, possuo mais facilidade na exposição prática das ações operacionais e técnicas do dia-a-dia que na descrição teórica das mesmas. Assim sendo, buscarei utilizar uma linguagem bastante acessível aos leitores e desde já agradeço a oportunidade semanalmente concedida.

Neste texto inaugural falo brevemente sobre o tema ‘marketing’, tão propagado na mídia em geral, contudo em alguns momentos utilizados de modo equivocado na prática empresarial.

A cada dia observa-se que a padronização, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a propaganda, os canais de distribuição e outros elementos do composto de marketing são fundamentais às empresas que almejam crescer e consequentemente se estabilizar na atual estrutura de acentuada competitividade.

Para conseguir permanecer no atual cenário mercadológico, as empresas precisam ser tão versáteis quanto o público que desejam atingir, principalmente aquelas que precisam se comunicar diretamente com ele.

Dentro dessa interatividade com o consumidor, surge a necessidade de se fazer marketing, produzindo propaganda e serviços de qualidade para atender e até mesmo surpreender às necessidades do cliente.

Contudo, nem por isso, se pode pensar em marketing como sinônimo de propaganda ou que ele serve apenas para camuflar a qualidade do produto e assim vender o que nem sempre é bom. Isso seria distorcer seu verdadeiro conceito.

Com a globalização, as tendências se manifestam em todos os segmentos do mercado. O acesso simplificado às informações propiciou uma nova consciência ao cliente, que por sua vez, tornou-se mais exigente que em décadas anteriores.

E surge a indagação: E agora, quais empresas estão preparadas para atender a esse segmento que já não aceita definições acabadas? Quem poderá acertar as preferências desse público com novos ideais de consumo?

O nível de satisfação é uma função da diferença entre o desempenho percebido e as expectativas do cliente. Quando o desempenho fica longe dessas expectativas, o cliente estará insatisfeito, caso contrário estará satisfeito e, se exceder, estará altamente satisfeito.

Neste cenário, observa-se que a missão de satisfazer o cliente está se tornando um instrumento de obtenção de resultados cada vez mais dispendioso. A busca como forma de garantir o poder de mercado, a criação de valor e a conseqüente satisfação do cliente podem ter como efeito o acréscimo das vendas, ressaltando-se, ainda, que o sucesso empresarial está intimamente ligado à efetividade das ações de marketing aplicadas pela empresa.

Pense nisso, busque colocar em prática e até a próxima!

ROGÉRIO COGO é Administrador e Consultor Empresarial, Mestre em Estratégias Organizacionais pela UNIMEP/SP, Coordenador Pedagógico e Professor Universitário do Curso de Administração da FIC – Faculdades Integradas de Cassilândia, Especialista em Gestão Empresarial, Gerente de Gestão e Planejamento das FIC - Faculdades Integradas de Cassilândia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)