Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândianews ONG elogia artigo de Rosildo Barcellos

29 de junho de 2012 - 07:32

O Cassilândianews recebeu e-mail de uma representante de ONG que pesquisa sobre trânsito. A profa. Cristina Moraes conta o seu interesse pelo assunto e alerta sobre acidentes não apenas em cidades maiores, mas também em cidades cidades de médio porte. O Cassilândianews acrescenta as de pequeno porte onde o condutor do veículo acredita que nunca vai ter um acidente e ocorrem diversos. Cassilândia é um exemplo, com 22 mil habitantes, Leia o e-mail e na sequência o artigo do nosso colaborador prof. Rosildo Barcellos, que é do quadro da Polícia Rodoviária Federal.


Prezado Editor



Sou de uma ong que está em constante pesquisa sobre o assunto trânsito, eu particularmente entrei nessa seara em função de um acidente com meu pai. Estudos feitos no País têm demonstrado que a violência no trânsito não se restringe aos grandes centros urbanos, sendo também identificada em cidades de médio porte como importantes causas de morbimortalidade. Apesar disso, ainda são poucos os estudos no que se refere à morbidade dos acidentes de trânsito. Mas encontrei no seu site uma matéria de importância incomum de título mais incomum ainda o que vem a chamar mais a atenção,o que eu acho divino e por isso venho parabenizar a todos por ter em seu estado um articulista com essa capacidade. O nome é “Lanhados pela Tristeza”.

Prof Cristina Moraes

E-mail: [email protected]



Leia o artigo do prof. Rosildo Barcellos

Artigo: Lanhados pela tristeza !
Sexta-feira, 22 de Junho de 2012 11:54
Prof. Rosildo Barcellos

Não há um dia sequer que se passe e não haja notícias sobre acidentes de trânsito. São mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos ... isso não contabilizando as ocorrências que tumultuam nossos hospitais.

As estatísticas, servem como alerta para que se perceba até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes.Um dos fatos mais curiosos é que a maioria das colisões(nas cidades) ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h, portanto, apenas manter-se em velocidade relativamente baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.Antigamente nós apenas líamos nos jornais sobre acidentes de trânsito,hoje em dia nós estamos vendo acontecer.Ou seja,o que seria, pois,um processo natural de se entender, de repente passa por condições ininteligíveis e inobserváveis. Chegamos a um momento em que é extremamente necessário aprender a conduzir os veículos no trânsito com a mesma educação com que tratamos as pessoas as quais gostamos e buscar a todo custo proporcionar meios para a sociedade apresentar iniciativas direcionadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade, amizade, entre outros tão importantes ao trânsito seguro e harmônico. O trânsito é o ambiente mais democrático que existe e é onde cada um deve mostrar respeito aos outros.

Destarte quando tomamos conhecimento das estatísticas de acidentes de trânsito e do quanto os governos gastam com as vítimas nos conscientizamos de que é preciso fazer algo. O que se gasta hoje com os acidentes poderia ser muito bem aplicado na educação e na saúde preventiva. Para corroborar essa afirmação com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil gasta, por ano, R$ 432,4 milhões em acidentes de trânsito. Desse valor, de acordo com o instituto, 42,8% se referem à perda de produção por morte ou invalidez, 28,8% a danos a veículos e 13,3% ao atendimento médico-hospitalar. Outros custos são os processos judiciais, congestionamentos, previdenciários, resgate e reabilitação das vitimas. São dados para se escandalizar e peço: Escandalizem-se. Mas reajam, mas façam alguma coisa. Engrossem fileiras entre aqueles que ainda não perderam a capacidade de indignar-se e lutar.

Nada mais humano do que buscarmos recuperar as nossas condições de seres humanos. É mister buscar prescrutar pela nossa real identidade e enveredar pela tarefa de desencriptação de sentimentos que fervilham no interior do vulcão onde se mantém vivos a chama da solidariedade. A solidariedade nos distingue da irracionalidade. E o que é a globalização... a sanha impiedosa dos que tem mais contra os quem tem menos? O que é a transformação do individualismo, da competição, dos horários escassos, da esperteza, da ascensão a qualquer preço. E esses aspectos refletem no trânsito remetendo-nos a incultura,onde estaremos lanhados pela rudeza e a brutalidade.

Precisamos humanizar o trânsito e vivenciar essa experiência,sobretudo resgatando os momentos de educação e cortesia no trânsito, com o objetivo maior de tornar-se instantes de excelência agindo como um pólo irradiador de iniciativas e práticas educativas, que possam servir de suporte para contaminar as diferentes instituições que desenvolvam ações de educação e segurança no trânsito, ou que venham a sensibilizar-se para fazê-lo.

Este momento que vivenciamos reveste-se de singular importância para uma mudança de posicionamento quando se refere ao tema trânsito, constituindo-se num celeiro de desenvolvimento da cidadania ao contribuir, através de uma nova cultura, para que o trânsito se torne mais humano.

* Articulista



SIGA-NOS NO Google News