Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia:inquérito apura participação de fornecedores

rmtonline - 11 de maio de 2007 - 10:46

A Polícia Civil instaurou mais um inquérito para apurar a participação de outros empresários no esquema de fraude envolvendo dinheiro público na prefeitura de Cassilândia. A força-tarefa formada pela policia e Ministério Público Estadual (MPE) investiga ainda os beneficiados pelas notas frias e os vales emitidos pelo grupo envolvido na irregularidade, que já ultrapassou os R$ 4 milhões em desvio.

Um inquérito já foi finalizado e entregue ao Judicário para que seja feita a denúncia. Foram citadas 15 pessoas, entre servidores, empresários que participavam das licitações fraudulentas, além do prefeito José Donizete Ferreira de Freitas (PT) e do vice, Tião da Marieta (PSB). Eles são acusados pelos crimes de pecultado, lavagem de dinheiro, crime de licitação, corrupção ativa, ordenação de despesa não autorizada, crime contra ordem tributária e crime contra procedimento licitatório.


Nesta segunda fase do inquérito, o delegado da PC de Cassilândia, Paulo Henrique Rosseto, diz que irá ampliar a investigação sobre a participação dos empresários no esquema fraudulento. Dos denunciados até agora, a polícia apurou que eles emitiam notas frias e superfaturadas para justificar as “sangrias” do caixa da prefeitura. O dinheiro público também era usado para acobertar agiotagem. Rosseto diz que ainda deve abrir mais três ou quatro inquéritos, possibilidade ainda em estudo, já que o material todo pode ser anexando nesta segunda investigação.


Na quinta-feira, o servidor Orange Resende e Silva, funcionário do caixa da prefeitura foi liberado, depois de confessar participação no esquema e detalhar alguns pontos considerados obscuros nas fraudes. O delegado diz que Silva era omisso e presenciava a emissão de vales e notas frias. O servidor também emprestou dinheiro a juros para o ex-secretário de Finanças, Waldimiro José Cotrim Moreira, que devolveu com recurso público. A polícia encontrou uma nota assinada por Cotrim, no valor de R$ 900,00, destinada a pagamento de Orange Resende.


Fonte: Redação TV

SIGA-NOS NO Google News