Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: vereadores pedem Centro de Especialidades

13 de maio de 2009 - 09:18

EXMO. SR. PRESIDENTE DA CÂMRA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA-MS.






Os Vereadores que esta subscreve e ao final assinam, Indicam à mesa, que após cumpridas as demais formalidades regimentais de estilo, seja encaminhado expediente ao Exmo. Sr. Carlos Augusto da Silva, DD. Prefeito Municipal, solicitando para que o mesmo tome as devidas providências necessárias no sentido de construir em nosso Município um Centro de Especialidades Médicas para solucionar os problemas de atendimento na área da saúde de nosso município.

JUSTIFICATIVA: Senhores Vereadores, Quando foi implantado em nosso país os PSF (Programa de Saúde da Família) fazendo com que obedecido as diretrizes do Ministério de Saúde fossem implantados nos municípios os PSFs. Geralmente em cada bairro foi criado um posto de atendimento ou mais que um posto em função do número de famílias residentes no bairro ou área. É sabido que o atendimento nestes Postinhos de Saúde é feito por um profissional médico generalista. O próprio nome dado ao profissional (generalista) indica que é um atendimento por médico não especialista e sim por um médico que faz às vezes de clínico geral. Assim sendo, esses postinhos através de sua equipe médica presta um atendimento genérico para todos os pacientes que ali procurem por uma consulta. O sistema criado a partir então é bom e eficiente para início na maioria das vezes, de um tratamento simplificado, ou seja, um atendimento básico.
Tendo em vista a própria essência de atendimento ser feita por um generalista é fundamental que se crie um Centro de Especialidades Médicas que para onde serão encaminhados os pacientes que ajuízo da equipe médica de atendimento de postinhos achem necessário. É lá neste Centro de Especialidades Médicas que cada paciente encontrará seu especialista de acordo com a sua necessidade. Exemplificando de uma maneira geral se um paciente atendido por um médico do postinho necessitar de cuidados cardiológicos é ali no Centro de Especialidades Médicas que será resolvido o seu problema de saúde, passando por um cardiologista e tendo a sua disposição aparelhos especializados na área. Continuando na mesma linha de raciocínio se uma gestante procura o posto de seu bairro e lá o profissional médico por não ser um especialista achar que ela necessita de cuidados especializados é lá no Centro de Especialidades Médicas que encontrará o especialista e aparelhos necessários para os exames especializados. E assim será em todas as outras áreas da medicina em que haja necessidade de um especialista.
É bom frisar que na maioria dos municípios onde foram implantados os PSFs somente se encontrou um tratamento de excelência após a implantação desse Centro de Especialidades Médicas que é a complementação necessária de um atendimento digno e técnico.
Este Centro de Especialidades Médicas trará um grande benefício para a nossa população e evitará as longas viagens para fora da cidade e diminuirá as despesas com viagens e sendo um bom investimento com o dinheiro público nessa área.
Portanto senhores vereadores, vale ressaltar que é importante analisarmos a questão em discussão e aprovarmos a referida indicação, porque assim estaremos dando um avanço na questão da saúde de nossos munícipes. Solicito apoio aos nobres colegas na aprovação e posterior a colaboração do Poder Executivo para que o mesmo seja convencido de que é necessário e atenda o solicitado.

Plenário “JOAQUIM PAULINO BORGES”, 26 de Janeiro de 2009.



Claudete Dosso Rosemar Alves de Oliveira
Vereadora PSDB. Vereador DEM.



Arthur Barbosa Souza Filho Giuliano Tenório Dantas
Vereador PP. Vereador PR.



Valdecy Pereira da Costa
Vereador PMDB.




SIGA-NOS NO Google News