Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/08/2012 21:20

Cassilândia: veja o acordão que indeferiu candidatura de Jair Boni

ACÓRDÃO N.º 7.388
(30.8.2012)

RECURSO ELEITORAL EM REGISTRO DE CANDIDATURA N.º 78-26.2012.6.12.0003 – CLASSE 30.ª – PLEITO MUNICIPAL 2012
Origem: Cassilândia – 3.ª Zona Eleitoral
Relator: Juiz LUIZ CLÁUDIO BONASSINI DA SILVA
Recorrente: JAIR BONI COGO
Advogada: HELEN CAROLINE ROCHA DE SOUZA
Recorrido: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL


E M E N T A – RECURSO ELEITORAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. INELEGIBILIDADE CARACTERIZADA. ART. 1.º, I, ALÍNEA G, DA LEI COMPLEMENTAR N.º 64/90. CONTAS MUNICIPAIS REJEITADAS. IRREGULARIDADES NA GESTÃO E EXECUÇÃO DE CONVÊNIO. DANO AO ERÁRIO. PREENCHIDOS OS REQUISITOS. ADMITIDA A APLICAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR N.º 135/10. RECURSO DESPROVIDO. MANTIDA A SENTENÇA.
Tratando-se de verba provenientes da União, o órgão competente para apreciar e julgar as contas do Chefe do Poder Executivo é o Tribunal de Contas da União. E, ainda, prescinde do ajuizamento de ação civil pública e cabe à Justiça Eleitoral a aferição dos requisitos para o reconhecimento da inelegibilidade prevista na alínea g do inciso I do art. 1.º da LC n.º 64/90, admitida a aplicação da Lei Complementar n.º 135/2010 ao pleito corrente.

Rejeição de contas do ordenador de despesas em razão da deficiência na fiscalização a cargo da Prefeitura, inadequação dos reajustes contratuais, apurado o sobrepreço de 80,3% no orçamento da obra contratada. Decisão transitada em julgado, proferida pelo TCU acerca de convênio entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal.

Ao cometer irregularidades na gestão e execução do convênio, com o pagamento a maior da obra que não foi concluída, o recorrente concorreu com o enriquecimento ilícito de alguém, não apurado nos autos de Tomada de Contas Especial, causou dano ao erário e violou os princípios da administração pública. Assim, praticou ato doloso de improbidade administrativa, de natureza insanável, vislumbrada a hipótese em questão.
Recurso desprovido para manter a decisão de indeferimento.

Vistos, relatados e discutidos estes autos, ACORDAM os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral, na conformidade da ata de julgamentos e das notas taquigráficas, que ficam fazendo parte integrante desta decisão, unanimemente em negar provimento ao recurso, mantendo a sentença de indeferimento da candidatura. Decisão nos termos do voto do relator e de acordo com o parecer ministerial, cuja leitura e publicação foram feitas nesta sessão, de acordo com os §§ 2.º, 3.º e 4.º do art. 59 da Resolução TSE n.º 23.373/2012.

Participaram do julgamento, cuja decisão foi certificada, além do relator, os Exm.ºs Srs. Juízes: ELTON LUÍS NASSER DE MELLO, Des. JOENILDO DE SOUSA CHAVES, ARY RAGHIANT NETO, RENATO TONIASSO e AMAURY DA SILVA KUKLINSKI.

Sala das Sessões do Tribunal Regional Eleitoral.

Em Campo Grande, MS, aos 30 de agosto de 2012.

Des. JOSUÉ DE OLIVEIRA
Presidente

Dr. LUIZ CLÁUDIO BONASSINI DA SILVA
Relator

Dr.ª DANILCE VANESSA ARTE ORTIZ CAMY
Procuradora Regional Eleitoral

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)