Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia vai receber brinquedoteca

Noticias MS - 23 de outubro de 2010 - 16:29

Campo Grande (MS) - Alunos com necessidades específicas que frequentam a Rede de Ensino Estadual de Mato Grosso do Sul contam hoje com seis brinquedotecas: uma em Dourados, Ponta Porã, Anastácio e Coxim, e duas em Campo Grande. A meta da Secretaria de Estado de Educação é chegar a 14 no ano que vem.

As brinquedotecas serão implantadas nos municípios de Cassilândia, Jardim, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coronel Sapucaia e Naviraí. Até o final desse semestre, as brinquedotecas de Camapuã, Fazenda Itamarati, Rio Negro e Aquidauana já estarão funcionando. “O ambiente já está quase pronto. A SED está qualificando os professores para supervisionar os alunos”, afirma a coordenadora de Educação Especial, Vera Lucia Gomes Carbonari.



As brinquedotecas oferecem atendimento educacional especializado, que tem como objetivo o aprimoramento das habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras dos educandos com necessidades específicas, ampliando conhecimentos com a utilização de recursos lúdicos, de forma prazerosa, fazendo com que o estudante interaja com o objeto, com o conhecimento e com o outro, tomando a iniciativa, sendo capaz de rever ações e enriquecer as interações sociais. Por meio da brincadeira, os alunos estimulam a criatividade, autoconfiança, curiosidade e autonomia.



O atendimento nas brinquedotecas é feito até três vezes por semana, no contraturno, com atendimento individual ou em grupo aos estudantes com deficiências, transtorno global de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e distúrbio de comportamento, de acordo com faixa etária e especificidade. As atividades são acompanhadas por um brinquedista, professor com formação específica, devidamente habilitado para trabalhar com os alunos.


Boris Verbisck

SIGA-NOS NO Google News