Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

26/05/2009 16:10

Cassilândia: Uma sentença inédita, em caso raro

Decidir é a função do juiz de Direito. Mas às vezes ele tem pela frente caso inédito ou porque não dizer raro. É o que se pode despreender da sentença proferida pelo juiz Silvio Prado a respeito de um acento no nome de uma pessoa. Ele confessou ao Cassilândianews que nunca tinha visto antes. O processo tramita no Cartório de Registo Civil da Comarca de Cassilândia. Leia a sentença:

Autos 047/2009

Decisão

Trata-se de pedido de correção de grafia de nome relativo ao Registro 14.592, de 20/09/199, Livro 19-!, f. 132, porquanto teria constatado Betania sem acento circunflexo, ao passo que a regra gramatical estaria a exigir, por constituir uma paroxítona o nome da interessada, de modo que a grafia correta seria “Betânia”.

Imposto impulso processual, autuando-se o feito com a devida instrução, e remessa ao MP, que opinou pela correção pretendida, vieram os autos conclusos.

Não obstante não explicitado no pedido inicial o motivo do acento pretendido, afirmando-se apenas ser necessário por se tratar de uma palavra “paroxítona com acento circunflexo na sílaba”, o certo é que a palavra deve ser acentuada porque de fato é paroxítona terminada em ditongo crescente.

Paroxítonas, tecnicamente, são as palavras com maior inflexão de voz na penúltima sílaba, e não são todas acentuadas, diferentemente do que soou. Apenas as terminadas em “ei, ão, ã, i, um, uns, l, n, r, x, ps”, e as terminadas em ditongo crescente, como no caso, o “ia” de Betânia.

Por seu turno, importante entender o que é ditongo: Nada mais é do que vogais pronunciadas numa sílaba, demonstrando uma unidade estruturada de sequências, que a princípio pode ser entre vogais e consoantes, mas no caso do ditongo, a característica se estabelece por ser duas vogais na mesma sílaba.

Havendo mais de uma vogal na mesma sílaba, observado seu caráter fonético, chega-se ao ditongo, que pode ser fechado ou aberto, crescente ou decrescente.

Interessa ao caso, as duas últimas classes.

Decrescente, portanto, é aquele cuja junção se dá entre uma vogal seguida de uma semivogal, e crescente o inverso, isto é, uma semivogal e uma vogal.

A propósito, ganha a característica de semivogal aquela voga que for pronunciada de forma mais fraca, mantendo-se a mais forte, portanto, a denominação de vogal.

O ditongo crescente, enfim, apresenta-se exatamente quando a semivogal vem antes da vogal, como na palavra “água”, e “Betânia” por exemplo.

Logo, deve ser acolhida a pretensão inicial, exatamente porque o nome da interessada se constitui em uma paroxítona, eis que se a sílaba forte é “ta” e esta é penúltima sílaba da palavra, sendo a última constituída de ditongo crescente.

Posto isso, nos termos do Art. 110, § 1.º, da LRP, defere-se a correção do nome Betania Castro Reis, passando a ser Betânia Castro Reis, com as anotações devidas no registro pertinente.

Remetam-se os autos ao 2.º SNRCPN de Cassilândia, para as providências necessárias, inclusive no que concerne à intimação.

Cassilândia, 03/10/08 10:42:56.

Silvio Prado - Magistrado



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)