Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/08/2010 11:33

Cassilândia: tubulação de amianto preocupa vereador

Bruna Girotto

O vereador Admilso Cesário Santos (Fião) informou hoje (27) no Rotativa no Ar que encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde para que seja realizada uma pesquisa em Cassilândia, sobre os prejuízos causados à saúde da população em razão das tubulações de água serem feitas de amianto.

\"Na grande verdade, quando assumimos o mandato, eu estive na Secretaria de Saúde e soube do aumento de câncer no município. Neste ano, sentamos com a base do prefeito e fizemos um requerimento ao Ministério da Saúde, solicitando a presença de técnicos especializados em saneamento básico e equipe médica para ver se o câncer está ligado às tubulações de amianto do sistema de água\", informou o vereador.

De acordo com ele, no ano passado ele esteve na Secretaria de Saúde e recebeu informações de que existiam na cidade, mais ou menos, 270 pacientes tratando de câncer em Barretos. \"Era de 3 a 4 casos de câncerpor mês\", contou.

\"Eu conversei com Taís, quando ela era Secretária de Saúde, para ver a possibilidade de fazer o estudo com essa tubulação. Ela saiu e eu não tive oportunidade de falar com Lináuer (atual Secretário). Falei com o Carlinhos e ele gostou do pedido, porque também se preocupa com a saúde de Cassilândia\", disse Fião.

Em Mato Grosso do Sul, a Lei Estadual 2.210/2001 proíbe a comercialização de produtos à base de amianto/asbesto destinados à construção civil no âmbito de Mato Grosso do Sul.

O Decreto Estadual 10.354/2001 criou a Comissão Estadual de Amianto (CEA). É um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, com a finalidade de propor medidas relacionadas ao asbesto/amianto da variedade crisotila e das demais fibras naturais e artificiais.

As competências desta Comisão são:
- manter cadastro atualizado dos estabelecimentos que estocam e comercializam produtos à base de amianto/asbesto, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul;
- propor medidas para dar eficiência aos trabalhos de fiscalização, monitoramento e controle dos riscos de exposição ao asbesto/amianto, a serem realizados pelos órgãos estaduais de segurança, higiene e medicina do trabalho;
- fomentar o debate sobre o caráter nocivo do amianto/asbesto à saúde humana, por meio de reuniões temáticas, oficinas, seminários e congressos;
- manter constante intercâmbio de informações com os órgãos do Sistema Único de Saúde, sindicatos de trabalhadores e estabelecimento que comercializam produtos à base de amianto, para aprimorar a fiscalização do cumprimento das disposições deste Decreto;
- manifestar-se sobre outros assuntos submetidos à sua apreciação.

Para o bom desempenho de suas atividades, a Comissão poderá se valer de instituições públicas e privadas de pesquisa sobre os efeitos do uso do amianto na saúde humana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)