Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: TJ instalará terminal de auto-atendimento

TJ/MS - 12 de setembro de 2006 - 15:48

Visando a agilidade no atendimento dos interessados em obter informações de processos de primeira e segunda entrância, o Tribunal de Justiça adquiriu 13 novos terminais de atendimento eletrônico para obtenção de informações processuais, os chamados tótens. Os equipamentos estão em fase de tombamento, na Secretaria de Gestão de Bens e Serviços.

A previsão do diretor da Secretaria de Informática, Ricardo Telji Serra, é que os totens sejam entregues até o fim do mês de setembro nas comarcas de Dourados, Aquidauana, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Coxim, Nova Andradina, Amambaí, Cassilândia e Campo Grande. Com exceção de Campo Grande que receberá três equipamentos, as outras comarcas receberão um novo aparelho de consulta processual.

Antes existiam sete tótens no Poder Judiciário: três estavam em manutenção corretiva, em razão do uso contínuo, um em Dourados, dois no Fórum de Campo Grande e um no Tribunal de Justiça.

Os terminais proporcionaram a advogados e partes mais autonomia e praticidade na busca de informações relacionadas a processos de seu interesse. Para se ter uma idéia da facilidade do que significam os terminais, antes de sua disponibilização existiam filas nos cartórios e demora na obtenção de informações sobre o andamento dos processos. Os terminais trouxeram agilidade nas consultas.

Funcionamento - Com os tótens, o jurisdicionado pode buscar informações pelo número do processo, nome da parte, número da OAB, nome do advogado, além de ser permitido imprimir o extrato.

Para se ter uma idéia da utilização dos terminais, segundo os números fornecidos pela Secretaria de Informática do TJMS, apenas no mês de junho deste ano, no TJMS foram 5.978 consultas: 1.000 de primeiro grau e 4.978 de segundo grau. No caso dos recursos, as consultas foram feitas pelo número do processo e das 5.978 buscas apenas 2.281 foram impressas.

No terminal de Dourados foram feitas 449 consultas: 324 de primeiro grau e 118 de segundo grau. Nos dois casos, a procura maior foi feita pelo nome da parte. O tóten do Fórum é o mais utilizado: foram 9.007 consultas, com 735 extratos impressos. Do total, 7.699 são busca de informações para processos de primeiro grau e 1.308 de segundo.

SIGA-NOS NO Google News