Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Site da Assembléia destaca o caso UEMS

Site oficial da Assembléia Legislativa de MS - 03 de junho de 2009 - 08:21

Leia o que diz o site da Assembléia Legislativa sobre a manutenção dos cursos da UEMS, em Cassilândia, pela jornalista Fabiana Silvestre.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) manterá a estrutura atual em Cassilândia, município à 428 km de Campo Grande, com os cursos de Agronomia, Letras e Matemática. A decisão, do reitor Gilberto Arruda, foi tomada durante reunião com a comunidade acadêmica, lideranças políticas do município e deputados membros da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (02/05).

Arruda apresentou três propostas de reestruturação da unidade em Cassilândia e a de número três foi escolhida por unanimidade. Ela prevê a manutenção da estrutura atual, com os três cursos já oferecidos, aumento de 20 vagas (passando de 130 para 150 ofertadas), realização de concurso, ainda em 2009, para três professores com titulação de doutor (a serem empossados em fevereiro de 2010), concurso para técnico de laboratório e melhoria na infraestrutura física para o ensino, pesquisa e extensão.

“A voz do povo é a voz de Deus”, afirmou o reitor, que decidiu acatar o posicionamento de representantes dos funcionários da UEMS, dos acadêmicos, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cassilândia, que participaram da reunião hoje, na Presidência da Casa de Leis. Arruda vinha defendendo a reestruturação dos cursos oferecidos com base em um levantamento, a ser realizado, sobre a demanda por vagas, o que gerou mal-estar na cidade e preocupação de que a universidade fecharia as portas.

Segundo o reitor, a existência de três cursos “dispersa investimentos”. “A unidade deveria focar em uma área de atuação, que poderia ser fortalecida”, explicou.


Em outra matéria a jornalista Marília de Castro fala em reestruração. Leia:

Reestruturação da UEMS de Cassilância é discutida na AL
O deputado Junior Mochi (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domigos(PMDB) e demais deputados que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Desporto Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa receberam nesta teça-feira 2/6, na sala da presidência da Casa de Leis, o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Gilberto Arruda, representantes do corpo docente e discente da Instituição de Ensino Superior oportunidade em que foram expostas a estrutura em cada um dos municípios e os pontos de dificuldades na manutenção de cursos no município de Cassilândia. Os deputados presentes após ouvirem foram unânimes em afirmar que seria um retrocesso a redução dos cursos oferecidos.

O deputado Junior Mochi considerou a proposta bastante importante no sentido da reestruturação considerando obter a melhor qualidade de ensino para o nosso Estado de MS, assegurando que “não podemos retroceder, devemos avançar na busca da melhor qualidade do ensino e atendendo o clamor de toda a comunidade cassilandense”.

SIGA-NOS NO Google News