Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Simone Tebet participou de lançamento do Complexo da Borracha Natural

Jefferson Gonçalves, noticias ms - 10 de agosto de 2012 - 11:55

Edemir Rodrigues
Edemir Rodrigues

Investimento de grande porte na cadeia produtiva da borracha no município de Cassilândia é um dos principais objetivos do Complexo da Borracha, lançado nesta quinta-feira (9) no Encontro Sul-Mato Grossense Mais Floresta, realizado no Sindicato Rural do município Cassilândia. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, representando o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

Também estiveram presentes a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria o Comércio e do Turismo, Tereza Cristina da Costa Dias, o deputado estadual Paulo Corrêa, o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.



Para a vice-governadora Simone Tebet a criação do Complexo da Borracha mostra a busca do estado de Mato Grosso do Sul pela diversificação econômica com o objetivo de proporcionar o crescimento para a sua população. “Mato Grosso do Sul é um estado que não aposta as suas fichas em apenas um segmento. Trata-se de um Estado que resolveu diversificar sua economia, deixando de ser conhecido como o Estado do boi e da soja no setor do agronegócio. Hoje somos reconhecidos pelos bons resultados com a produção do eucalipto, cana, algodão e agora pela produção de seringueiras. Isto significado tornar Mato Grosso do Sul economicamente mais forte e consequentemente atender os anseios da população”, afirmou Simone.

O Complexo da Borracha, lançado pela Cautex Florestal, será instalado na cidade de Cassilândia em uma área de 40 mil hectares. Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, verticalizado na cultura da seringueira, que vai beneficiar toda a cadeia produtiva, com expectativa de gerar cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos. O projeto inclui a construção de uma agrovila operária para acomodar os trabalhadores do complexo, um centro de treinamento de mão de obra, parque industrial para beneficiamento da borracha extraída e indústrias de transformação da borracha.




“Trata-se de um marco na história da produção agrícola da Cassilândia que foi tradicionalmente montada na pecuária. A partir de agora o município ganha mais uma opção produtiva junto à pecuária. A participação do Governo do Estado na disponibilização da área para o complexo e os incentivos fiscais foram fundamentais para a realização do projeto. O complexo já está em andamento, com a plantação dos viveiros, em outubro já teremos concluídos os centros de treinamentos e a agrovila. Esperamos que até 2014 tenhamos já a usina e o centro de transformação de borracha”, disse o diretor da Cautex, Getúlio Ferreira Junior.

Programa Mais Floresta

Durante o lançamento do Complexo da Borracha Nacional, tambpem foi realizado o encerramento do Programa Mais Floresta, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O projeto atendeu cerca de 1.500 produtores rurais em 18 municípios de Mato Grosso do Sul, traçando estratégias que buscam o desenvolvimento florestal sul-mato-grossense por meio do estímulo, orientação e viabilização do aumento da demanda no setor florestal no Estado, além de apresentar as perspectivas para o setor florestal, a rentabilidade da cultura da seringueira e as oportunidades de cultivo do eucalipto em consórcio com a pastagem.



“Estamos em busca da sustentabilidade no agronegócio, já que atualmente o mercado globalizado não permite mais que se pense de outra maneira. O objetivo do Programa Mais Floresta é apresentar alternativas que rendam resultados economicamente positivos, mas que também respeitem a conservação ambiental. O sucesso produtivo das regiões do Estado foi resultado dos esforços do Governo do Estado e parcerias em montar um planejamento para o desenvolvimento florestal, o que acaba envolvendo diretamente os produtores. O acompanhamento dos produtores foi essencial para que os resultados na diversificação agrícola apresentasse os atuais avanços, dos quais começamos a colher bons frutos”, disse o presidente do Conselho Administrativo do Senar/MS, Ademar Silva Júnior.

O Programa Mais Floresta teve início em 2011 levando a cerca de 1500 pessoas informações que visam estimular, orientar e viabilizar uma demanda maior de investimentos no setor florestal do Estado. Informações divulgadas pelo Infoagro, publicação da Unidade Técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), apontam que os produtos florestais de Mato Grosso do Sul geraram, no primeiro semestre de 2012, um volume de 5 milhões de toneladas, com um rendimento de US$ 251 milhões de dólares. Ainda segundo a publicação, a área plantada em floresta cresceu 233% nos últimos cinco anos, saltando de 149 mil hectares em 2006, para 497 hectares em 2011.

A previsão é de que em 2030, Mato Grosso do Sul tenha uma área plantada de 1 milhão de hectares, o setor tem atraído um maior número de produtores rurais dispostos a investir na atividade florestal.

SIGA-NOS NO Google News