Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: seletiva do "Bom de Letra" começa hoje

16 de setembro de 2010 - 08:41

O concurso cultural \"Bom de Letra\" promovido pelo Rotary Club de Cassilândia, terá início nesta manhã.

Membros do Rotary e da UEMS estarão a partir das 08h00 na escola Geração fazendo a seletiva da 1ª fase da competição.



Entenda o concurso:

Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, o presidente do Rotary Club de Cassilândia, o advogado Guilherme C. Girotto, fez o lançamento do concurso cultural \"Bom de Letra\", através do qual os alunos das escolas estaduais, municipais e particulares participarão de uma competição de soletração de palavras.

\"É uma forma de premiar os alunos e auxiliar as escolas na educação\" disse Guilherme. \"O Rotary realizará as seletivas na própria escola participante. Poderão se inscrever gratuitamente quantos alunos quiserem, porém apenas 3 estudantes de cada escola é que passam para a próxima fase,\" afirmou o rotariano.

\"Na segunda etapa, os alunos participarão em fases com transmissão ao vivo pela Rádio Patriarca, preferencialmente aos sábados. Lembrando que só poderão participar estudantes que estiverem cursando o ensino fundamental\", finalizou Girotto.

\"Haverá o apoio por parte dos professores e acadêmicos de Letras da UEMS. São nossos parceiros\", destacou Guilherme.

A grande final ocorrerá na Câmara Municipal e os três finalistas serão premiados com os seguintes prêmios:

1º colocado - um netbook - oferecimento da Rádio Patriarca de Cassilândia
2º colocado - um aparelho de DVD - oferecimento do Café Grão Bonito
3º colocado - uma bicicleta com 18 marchas - oferecimento do Conselho Municipal de Segurança

As inscrições se iniciarão após a volta das aulas, até o dia 20/08. Abaixo, confira a íntegra do regulamento e as regras do concurso cultural \"Bom de Letra\":

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “BOM DE LETRA”

1. O Rotary Club de Cassilândia organizará o concurso cultural intitulado “BOM DE LETRA”, que será realizado, as eliminatórias, nas escolas participantes e, as fases posteriores e finais ocorrerão na Rádio Patriarca de Cassilândia, preferencialmente aos sábados das 11h00 as 12h00, ou no auditório da Câmara Municipal nos mesmos dias, com transmissão ao vivo pela emissora.

2. O concurso é uma competição de soletração entre estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), sendo que poderá participar do concurso qualquer escola pública ou particular com sede no município de Cassilândia, Estado de Mato Grosso do Sul.

2.1 As inscrições deverão ser realizadas até o dia 20/08/2010 em todas as escolas do município de Cassilândia, através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada nas secretarias das escolas.

2.2 A inscrição dos alunos no concurso será confirmada pelo Rotary Club de Cassilândia ao diretor da escola onde o estudante se ache matriculado, bem como através de divulgação nas mídias locais, incluindo internet (www.cassilandia.com.br), oportunidade que será feito uma reunião com os Diretores das escolas participantes na sede do Rotary Club de Cassilândia, como forma de sugestão de organização para a primeira fase do campeonato.

3. Podem participar do Quadro estudantes que estiverem cursando do Sexto ao último ano do ensino fundamental e tenham entre 10 (dez) e 16 (dezesseis) anos, sendo certo que somente poderão participar os estudantes que completaram 17 (dezessete) anos após o dia 01 de junho de 2010.

3.1 Todo aluno matriculado, tem direito de participar do concurso cultural. Entretanto, as seletivas serão feitas nas próprias escolas, até que restem 03 (três) alunos, os quais representarão as suas escolas no concurso, nas fases seguintes, que serão realizadas na Rádio Patriarca de Cassilândia e/ou na Câmara Municipal, ao vivo, preferencialmente aos sábados, das 11h00 as 12h00.

3.2 Cada escola poderá participar nas fases posteriores a eliminatória com, no máximo, 03 (três) alunos.

3.3 Os alunos representantes, não poderão mudar de escolas no decorrer da competição, pois será automaticamente desligado do concurso.

4. A primeira fase do campeonato, onde será escolhido os 03 (três) alunos representantes da escola na seletiva, deverá ser realizada nas dependências das próprias escolas participantes, de acordo com critérios estabelecidos pelo Rotary Club de Cassilândia.

4.1 Cada escola participante deverá disponibilizar ao Rotary Club de Cassilândia, em períodos previamente agendados, uma sala para a realização da primeira fase do concurso cultural.

5. A segunda fase do campeonato será a seletiva municipal onde os representantes das escolas escolhidos na primeira fase irão ccompetir com os participantes em programa ao vivo da Rádio Patriarca de Cassilândia e/ou na Câmara Municipal. Esta fase será eliminatória e será realizada preferencialmente aos sábados, das 11h00 as 12h00 em datas oportunamente informadas pelo Rotary Club de Cassilândia.

5.2. Os alunos representantes de cada escola poderão estar acompanhados por um responsável e/ou um representante da sua escola quando da realização da seletiva.

5.3. Ao final da segunda fase restará apenas 03 (três) participantes, os quais realizarão a grande final, em data ainda a ser definida, na Câmara Municipal de Cassilândia, com transmissão ao vivo pela Rádio Patriarca.

6. Na primeira, segunda e na fase final do concurso cultural, o processo de eliminação será definido a exclusivo critério do Rotary Club de Cassilândia, os quais serão oportunamente informados aos participantes dessa etapa, sendo que a grande final ocorrerá em data a ser oportunamente informada pela entidade.

7. De todos os inscritos, 3 (três) se classificarão para a Final na Câmara Municipal de Cassilândia.

8.1 O vencedor será aquele que soletrar corretamente todas as palavras e não for eliminado.

8.2. O competidor que faltar a qualquer uma das fases do concurso, estará automaticamente eliminado.

9. A premiação ficou assim definida: o primeiro colocado no campeonato municipal de soletração receberá um NETBOOK, patrocinado pela Rádio Patriarca de Cassilândia, que terá como intuito servir como incentivo à formação educacional do menor; o segundo colocado ganhará um aparelho de DVD, patrocinado pela empresa Café Grão Bonito e, o terceiro colocado, receberá uma bicicleta, patrocinado pelo Conselho Municipal de Segurança.

9.1 O prêmio será entregue ao vencedor no dia da realização da grande final na Câmara Municipal de Cassilândia.

10. Caso qualquer dos participantes e/ou acompanhantes da competição venha a descumprir as regras deste regulamento, o participante será eliminado automaticamente do concurso cultural, ficando ainda reservado ao Rotary Club de Cassilândia, o direito de cobrar perdas e danos a que o participante e/ou acompanhantes der causa.

11. Este regulamento poderá ser alterado pelo Rotary Club de Cassilândia tantas vezes quantas necessárias, garantida a sua divulgação de forma eficaz a critério, também, da entidade.

12. Os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e decididos pela comissão do Rotary Club de Cassilândia responsável pelo evento.

14. A participação na competição implicará na concordância total e incondicional dos participantes com todos os itens deste regulamento.

15. Todos os participantes e acompanhantes selecionados para participar do Quadro deverão assinar um Termo de Compromisso, Confidencialidade e Outras Avenças que será anexado ao presente regulamento.

CONHEÇA AS REGRAS DO BOM DE LETRA

O SORTEIO DOS ALUNOS
Cada etapa eliminatória que acontecerá nas escolas é disputada por três ou mais alunos entre todo os inscritos naquela escola.
Os três ou mais alunos serão escolhidos aleatoriamente através de um sorteio.
A soletração das palavras obedece à ordem do sorteio, ou seja, o primeiro a ser sorteado é o primeiro a soletrar a primeira palavra.
A cada rodada, para se manter no jogo, o aluno tem que soletrar corretamente a sua palavra.

O QUE MUDA COM A REFORMA ORTOGRÁFICA
Palavras afetadas pela reforma ortográfica só caem na primeira rodada de cada eliminatória.

DINÂMICA
Depois do sorteio, os participantes do dia são acomodados nas cabines de soletração. Os membros do Rotary Club que organizarem a competição conduz a soletração dizendo a primeira palavra do dia.

O aluno da vez tem que, obrigatoriamente:
1. Repetir a palavra dita
2. Soletrar
3. Repetir novamente a palavra – indicando que terminou a soletração.

O aluno terá o prazo máximo de dois minutos para soletrar a palavra sorteada, utilizando ou não as ajudas disponíveis.

Depois de iniciada a soletração é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha dito.

Se numa mesma rodada todos os alunos acertarem a soletração das suas palavras, ou, se os mesmos errarem, uma nova rodada é iniciada.

O SORTEIO DAS PALAVRAS
As palavras são escolhidas através de sorteio das palavras aleatoriamente de urnas
Nessas urnas, as palavras estão divididas em três níveis de dificuldade: fácil, intermediário e difícil.
Ao começar uma nova rodada, somente palavras do mesmo nível de dificuldade são sorteadas.

BENEFÍCIOS
Antes de começar a soletração, o aluno pode pedir aos juízes (Professores e alunos da UEMS do curso de letra) os seguintes benefícios:

1. Sinônimo da palavra
2. Classificação gramatical
3. Definição
4. Aplicação da palavra numa frase

A CAMPAINHA
Depois que o aluno termina a soletração, o companheiro rotariano consulta os juízes.
Se a soletração estiver errada, o juiz aciona uma campainha.
Se os 3 errarem na mesma rodada, uma nova rodada é iniciada.
Se apenas 1, ou 2, alunos errarem uma mesma rodada estão fora do jogo.
Para vencer o BOM DE LETRA, é necessário ser o único aluno a soletrar corretamente naquela rodada.

ELIMINATÓRIAS
Acontecerão nas próprias escolas, até obtermos o número de 03 (três) alunos, que serão os representantes das mesmas nas fases semifinais que acontecerão na Rádio Patriarca, até chegarmos ao número final de 03 (três) alunos.

GRANDE FINAL
A grande final do BOM DE LETRA é disputada por três finalistas.
O vencedor será o grande Campeão Municipal de Soletração de 2010

SIGA-NOS NO Google News