Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Secretário fala sobre a saúde

Bruna Girotto - 26 de agosto de 2010 - 14:01

\"Ação Civil Pública foi montada em virtude dos médicos não estarem trabalhando nos horários que eram contratados. A promotoria entendeu que deveria trabalhar. Se ele não trabalhou no horário trabalhado, houve um dano para o município. E aí surgiu a ação de improbidade\", contou o Secretário Municipal de Saúde Lináuer Queiroz no início de sua entrevista ao programa Rotativa no Ar desta quinta (26).

Em relação ao acordo discutido ontem na reunião com a promotoria, ele informou que haverá um cronograma de horários. \"Invidualizaremos cada unidade. Vou procurar cada médico, para que eles possam estabelecer essas 4 horas por PSF\", explicou. Ele alertou que existe apenas um anestesista na cidade. \"Se no horário de atendimento dele houver um atendimento de urgência e emergência na Santa Casa, ele volta depois ao PSF, para atender aquela demanda.\"

A promotora disse em sua entrevista que se não tiver médico na PSF, o paciente vai para Santa Casa. Ele entende que é necessário alinhavar bem esse assunto no acordo.

Lináuer aproveitou para explicar à população o que é o programa Saúde da Família prestado pelos PSFs: \"É uma estratégia de atendimentos de prevenções. Trata o paciente, o ser humano. Para tratar o doente, não é mais esse o programa. Comprometo realizar uma divulgação nos órgãos de comunicação sobre os dias de atendimento de cada programa. Vamos traçar as metas junto com cada unidade e divulgar para população.\"

Ele disse que agora haverá apenas um PSF rural: \"Os PSFs Rural I e II serão unidos, não havendo prejuízo de antedimento. Acredito que isso acontecerá a partir do dia primeiro de setembro\".

Sobre a falta de médicos no PSF Central, ele disse que está procurando médicos residentes para atender no local. \"Já procurei médicos residentes, que têm clínica geral, para tentar atender. A auditoria que foi feita não tem poder nenhum de fechar PSF. Apenas nos orienta sobre os problemas existentes, e no caso, para procurarmos um médico para unidade\", contou o Secretário.

SIGA-NOS NO Google News