Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Saúde intensifica combate à febre amarela

11 de janeiro de 2008 - 12:52

A secretaria de Saúde de Cassilândia estará intensificando à partir de segunda-feira as ações de combate a febre-amarela. Foi o que garantiu hoje na Rádio Patriarca o secretário de Saúde Paulo Cézar Abud, "faremos blitz em todas as entradas da cidade, teremos equipes também no centro vacinando", explicou.

Todos os PSF's da cidade também estão aliados na vacinação, "recebemos uma ligação do Secretário Adjunto de Saúde, nos garantindo que não faltará vacina", acrescentou

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico. A doença ataca o fígado e os rins e pode levar à morte. Existem dois tipos diferentes de febre amarela: a urbana e a silvestre. A principal diferença é que nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, a febre amarela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.

Esses mosquitos vivem também nas vegetações à beira dos rios. Primeiro picam o macaco doente e depois, o homem. “É importante ressaltar que a febre amarela silvestre só ocorre em humanos ocasionalmente. São os macacos os principais hospedeiros”, destaca Expedito Luna. “Os mosquitos transmissores só picam homens que invadem o habitat dos macacos”, acrescenta.

SIGA-NOS NO Google News