Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Saúde Estadual promove cursos para PSFs

Zildo Silva - 09 de abril de 2009 - 07:32

Saúde realiza curso sobre Hanseníase e Tuberculose

A Secretaria Estadual de Saude promoveu entre os dias 02 a 04 de abril um curso de atualização para as equipes de Saúde da Família nas ações dos Programas de Controle da Tuberculose e Hanseníase. O evento, realizado em Cassilândia, reuniu 90 participantes entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e ACS (agentes Comunitários de Saúde) das cidades de Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul e Inocência.

Para a coordenadora dos programas de prevenção à Hanseníase e à Tuberculose de Cassilândia, enfermeira Roberta Moraes Corrêa, o curso aprofundou as explicações sobre as duas doenças. Como se dá a transmissão e os meios de prevenção.

“A partir das palestras a gente consegue detectar mais rápido a hanseníase. O curso também deu um bom embasamento”, disse Roberta e acrescentou que os todos os participantes do curso já tinham conhecimento das duas doenças.

O curso teve a colaboração da secretaria municipal de Saúde e, durante os três dias as palestras abordaram: ações de controle da Tuberculose na atenção básica; Hanseníase – situação epidemiológica e operacional em Mato Grosso do Sul; abordagem no atendimento de casos de Hanseníase; prevenção de incapacidades físicas na Hanseníase; abordagem no atendimento de casos de Tuberculose; diagnóstico e tratamento da Tuberculose na atenção básica; diagnóstico laboratorial da Tuberculose; diagnóstico e tratamento da Hanseníase e dos surtos reacionais e diagnóstico laboratorial da Hanseníase

SIGA-NOS NO Google News