Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Retrospectiva 2010

Bruna Girotto/ Texto publicado na Revista Suporte de Dezembro 2010 - 22 de dezembro de 2010 - 14:03

O ano de 2010 foi intenso. Foi nele que conheci o sentimento tão sublime de ser mãe, com a chegada do Miguel. É hora de relembrarmos os fatos marcantes que aconteceram em Cassilândia e foram noticiados. É o momento da Restrospectiva 2010.

O início do mês de janeiro foi triste com o falecimento do jovem Daubrair Gomes, que era motorista da Secretaria de Saúde. O mês terminou triste, pois uma chuva forte alagou as ruas da cidade deixando a população bastante assustada. Mas fatos bons também estiveram nas manchetes, como a instalação de câmeras de segurança e o fechamento de um laboratório de refino de cocaína no município.

Fevereiro foi o mês de Carnaval. A Escola de Samba Integração Alegria consagrou-se campeã do CassiFolia 2010. Neste mês, a cidade perdeu Jean Paulino Borges, filho do casal Bilu e Maurinho.

Em março, o delegado Rodrigo de Freitas chegou à cidade. Nesta época, a população questionava se iria tomar ou não a vacina contra a gripe H1N1. O saudoso apresentador do Cacique do Ar, Lauro Souza Maciel, deixou saudades. E, uma dermatite alérgica por contato preocupou alunos de um colégio estadual. Ao todo, 10 crianças foram vítimas da doença.

No mês de abril, cinco indianos visitaram a cidade, realizando atividades com o grupo de intercâmbio (IGE) do Rotary Club. A dengue preocupou os cassilandenses, pois a cidade esteve em 10º lugar entre os 78 municípios do Estado com maior incidência da doença. Na época foram registradas 751 notificações da doença. A cidade perdeu o farmacêutico prático Geraldo Fernandes e também neste mês, Laudigino Barbosa Nunes teve de amputar a perna esquerda após a queda do muro de sua residência.

Foi em maio que faleceu Marcilia Martins de Oliveira, avó da colunista Sônia Gaspar. O mês foi marcado pelo grave acidente do ex-vereador e presidente da Câmara, Lázaro Antônio Rodrigues. Atualmente, ele se recupera do susto. Neste mês, servidores municipais aderiram a uma greve.

Em junho, a regulamentação da união homoafetiva, que era limitada ao município de Cassilândia, foi ampliada para todo o Estado. E, três pessoas partiram e deixaram saudades: Luísa Tenório, esposa do ex-deputado estadual Luizinho Tenório, o fotógrafo Manoel Menezes da Costa e Abdul Karim Younes Mahfouz, conhecido por Turco.

No mês de julho, Manoel Afonso, colunista desta revista, sofreu um grave acidente quando voltava da residência de sua mãe em General Salgado (SP). O carro ficou destruído. Manoel foi salvo pelo cinto de segurança. No mesmo mês, Delaide Dias de Alvarenga, esposa de João Marins (o mais antigo técnico em agrimensura de Cassilândia) faleceu. E foi em julho que nasceram: João Eduardo, filho de Suellen Nogueira e Fabio Boni; Miyuki, filha de Renata Moraes e Carlos Sueda Junior; Lorenzo, filho de José Lourenço e Alexandra Salles; e, Davi, filho de Paula e Neto Goulart.

O mês de agosto foi marcado pela greve dos médicos. O tema da falta de água foi bastante debatido na imprensa.

Aconteceu na cidade o I Fórum de Infância. A dona Sebastiana Dias, esposa do ex-vice prefeito de Cassilândia, Laucídio Barbosa Dias, faleceu. Pouco antes da data marcada para assumir o cargo de Procuradora do Município, a advogada Nadir Gaudioso, assessora do prefeito municipal, sofreu um acidente automobilístico. Ela passou por cirurgia e está bem.

Cassilândia perdeu em setembro três pessoas queridas: a professora Clarice Barbosa Sandoval, o primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Severino Augusto Kochhann e o líder político da década de 1980 Walterbron Barbosa de Moraes. E, no mesmo mês, um reconhecimento para cidade: a Banda Musical Tancredo Almeida Neves ficou em 1º lugar na categoria infanto-juvenil do 4° Festival Sul-mato-grossense de Bandas e Fanfarras.

Foi em outubro que o ex-diretor do departamento de Água e Esgoto Luciano Lima e o dono do Supermercado Esquerdão Joaquim Esquerdo Quadrado partiram e deixaram saudade. E também foi neste mês que aconteceram as eleições e o Miguel nasceu.

Em novembro, a final do concurso de soletração \"Bom de Letra\", promovido pelo Rotary Clube, foi destaque na mídia.

Faleceram Wilson Matiel Nogueira (o Mandioca), Egídio Augusto da Silva Filho (irmão do prefeito) e Orceni Rezende de Moura (que trabalhou por muitos anos na Câmara Municipal). No final do mês, saiu o resultado final do esperado Concurso Público de Cassilândia. E, o Censo divulgou que, em 10 anos, aumentou o número de habitantes do município de 20.087 (2000) para 20.932 (2010).

Espero que no ano que vem, Cassilândia continue crescendo. É certo que notícias alegres e tristes acontecerão. Mas tenho certeza de uma coisa: os cassilandenses sempre estão preparados e nunca perdem a fé por dias melhores. Feliz 2011!

SIGA-NOS NO Google News