Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: psicólogo cura trauma de abuso em criança?

Bruna Girotto - 17 de outubro de 2011 - 10:35

Andréia Chagas Barbosa, 27 anos, nasceu e cresceu em Cassilândia (MS). Estudou na escola Marechal Rondon e no Centro Educacional de Cassilândia. “Passei a minha infância no estado de Goiás e quando vim morar em Cassilândia era uma adolescente. Tenho saudade da escola Marechal Rondon onde estudei durante o meu Ensino Médio”, contou.

Ela saiu para realizar um sonho: cursar Psicologia. “Fiz psicoterapia durante a minha adolescência, e a partir daí comecei a ter interesse pela área,” relatou.

Formou-se na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Paranaíba (MS), em junho de 2008. Durante o curso, ela estagiou em empresas, escolas e, principalmente, na área de atendimento clínico em Paranaíba.

Em 2010, concluiu o curso de especialização em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). “A TCC tem como objetivo geral modificar os pensamentos e comportamentos, e consequentemente as emoções que levam a pessoa a sofrer e a ter uma qualidade de vida ruim”, explicou Andréia.

Em seguida, em 2011, iniciou o curso de especialização em Neuropsicologia, com término previsto para Fevereiro de 2013.

Segundo a psicóloga, “o neuropsicólogo realiza uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas”.

Explicou ainda: “através de uma bateria de testes padronizados, analisa-se a relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro. A importância da avaliação neuropsicológica é identificar precocemente algum distúrbio e o grau de evolução a fim de trabalhar na reabilitação. O público-alvo são as crianças, adolescentes, adulto e idoso”.

Em entrevista ao Cassilândia News, ela respondeu algumas dúvidas que muitos leitores possuem sobre ansiedade, depressão, bullying, obesidade e outros temas relacionados à psicologia.

Cassilândia News: Como os pais devem informar aos filhos, quando estes são crianças e adolescentes, que o casamento chegou ao fim?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: O comportamento dos pais vai depender muito da fase do desenvolvimento da criança. É muito importante que os adultos conduzam essa situação mantendo o respeito um pelo outro e pensando sempre que terminou o relacionamento homem e mulher, mas pai e mãe são para sempre, por isso a importância de manter o respeito sempre. Quando o comportamento dos pais é acompanhado por demonstrações de afeto, de amor, cuidado, carinho e respeito, essas atitudes fazem toda a diferença para as crianças.


Cassilândia News: Existe prevenção contra a depressão? O que fazer?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: A depressão ocorre em decorrência a uma alteração química no organismo, que diante de algum evento estressante pode desencadear e manter os sintomas. Mas com certeza, qualidade de vida incluindo alimentação saudável, atividade física, lazer ajuda a minimizar os sintomas depressivos. A depressão pode afetar as pessoas em qualquer fase da vida, embora estudos mostrem que está tendo um crescente reconhecimento da depressão durante a adolescência e início da idade adulta. Diante de sinais depressivos é importante a pessoa procurar um médico psiquiatra e o psicólogo para ser avaliada.


Cassilândia News: O que é o transtorno bipolar e como identificá-lo?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: O portador de transtorno bipolar é identificado por comportamentos exagerados, apresentando episódios de euforia alternados com sintomas depressivos (altos e baixos). As fases de mania (euforia) não necessariamente são seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por fase maníaca. Em período depressivo, a pessoa fica o dia todo na cama, não come direito e, se deixar, nem toma banho. Quando em fase maníaca, o indivíduo fica falante, pode ficar agressivo com outras pessoas, pula de um assunto para outro com rapidez e com extrema auto-estima.

Cassilândia News: O que é ansiedade? Quando buscar ajuda?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: É um estado emocional onde o individuo antecipa um problema, geralmente apresenta sentimentos de medo ou apreensão em relação ao futuro. Um estado de ansiedade pode ser normal ou patológico, e os sintomas são somáticos e psíquicos. Geralmente, todos sentem ansiedade diante de alguma situação difícil ou estressante. No entanto, a ansiedade pode ser considerada um transtorno quando o sujeito está experimentando de forma desproporcional uma preocupação excessiva e não realista, em uma situação que a maioria das pessoas enfrentaria com pouca dificuldade. A partir do momento que atrapalha o andamento da vida do individuo, deverá procurar ajuda de um profissional para avaliação.

Cassilândia News: A imprensa tem mostrado com frequência casos de abusos sexuais em crianças. O psicólogo consegue curar este trauma?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: O tratamento para o dano causado por este tipo de violência tem cura. No entanto, dependendo do caso é necessário acompanhamento psicológico por um tempo mais duradouro e, em alguns casos, associar a medicação com a psicoterapia. Cada caso é um caso, mas existe recuperação para o trauma.

Cassilândia News: O que é o bullying? Quais os sinais que os pais devem estar atentos para saber se seu filho é vítima?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: Bullying é o comportamento agressivo entre estudantes, que na maioria das vezes é considerado “brincadeira” por alguns do grupo. Geralmente, esses tipos de agressões acontecem com freqüência, onde um está em situação de poder sobre a outra, e a vítima é constantemente humilhada. Esse comportamento violento entre as crianças e adolescente no ambiente escolar, pode trazer sérias consequências no desenvolvimento psíquico ocasionando baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento, depressão, ansiedade e até mesmo suicídio dentre outros. Na maioria das vezes, essas conseqüências permanecem na vida das vítimas se não foram acompanhadas por profissionais o mais rápido possível.

Cassilândia News: O psicólogo pode ajudar no tratamento de pessoas obesas que querem perder peso?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: Com certeza. No tratamento da obesidade é necessária equipe multidisciplinar que envolve o psicólogo, nutricionista, psiquiatra, educador físico dentre outros. O psicólogo vai tratar de questões sociais, afetivas e reformulações de hábitos do obeso, fazendo com que ele passe a lidar com a comida de uma nova maneira. Portanto, a terapia cognitivo-comportamental visa ajudar o obeso identificar os pensamentos negativos que leva a buscar na comida o prazer que não está alcançando em atividades mais adequadas que não trazem prejuízos para a saúde. Se o paciente conseguir identificar esse pensamento automático, vai conseguir mudar esse comportamento. Não podemos esquecer que esse paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Policlínica - A psicóloga Andréia Chagas Barbosa atende na Rua João Vieira Gonçalves, 148, Centro, Cassilândia (MS). O telefone para contato é 3596-1085.


SIGA-NOS NO Google News