Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/11/2011 09:15

Cassilândia: psicóloga explica como impor limites às crianças

Bruna Girotto

A psicóloga Andréia Chagas Barbosa(*) explica, por meio do artigo escrito exclusivamente ao Cassilândia News, como os pais devem impor limites aos seus filhos na educação diária. Leia:

Artigo: Regras e Limites

O estabelecimento de regras e limites é tarefa dos pais e não pode ser delegada à escola, aos avós ou até mesmo à babá que permanece durante o dia com a criança. É essencial que aprenda a ter disciplina no ambiente familiar para que saiba qual é o seu espaço e o espaço do outro, o limite entre o certo e o errado e os valores básicos na convivência em grupo contribuindo para a formação de adultos equilibrados e seguros.

Comportamentos de birra quando a vontade não é satisfeita, falta de organização, não seguir horários estabelecidos pelos pais podem ser considerados como alerta para uma falta de limites da criança. Os pais devem impor as regras desde o nascimento e durante todo o seu desenvolvimento, lembrando que as regras devem ser conforme a faixa etária da criança.

Se os pais colocarem regras difíceis de serem cumpridas, elas podem perder a eficácia, sendo ignoradas pelas crianças ou esquecidas pelos pais. Por isso, a importância do diálogo entre os pais durante a educação dos filhos. Em caso da criança não cumprir o que foi combinado, os pais devem mostrar o descumprimento da regras através de diálogo ou castigo.

Quando for estabelecido o castigo, também é importante o consenso por parte dos educadores. Se os pais retirarem a ordem um do outro, poderá aumentar a chance do comportamento inadequado voltar a repetir. Para não ocorrer novamente, os pais devem estabelecer punição que consigam manter e não prejudique a formação da personalidade da criança, por isso a importância de punir o comportamento indesejável, e não a criança.

Considero essencial, como psicóloga, que os pais sigam três regras básicas para impor regras e limites às crianças. São elas:

1. Recompensar o bom comportamento, usando principalmente recompensas sociais (abraços, beijos, elogios, atenção...) para aumentar o comportamento desejável;
2. Não recompensar maus comportamentos;
3. Castigar alguns maus comportamentos, não se esquecendo de manter o bem estar do seu filho.

Os pais não podem esquecer que são modelos a serem seguidos pelos filhos, e o que ensinar a eles durante a infância e adolescência levarão até o fim da vida. Se desejar mesmo educar o seu filho, deverá estar presente e participar ativamente do dia-a-dia da criança, e tirar um tempo para o casal e os interesses individuais de cada um (Weber, 2007).

As crianças não deixaram de serem felizes se os pais impuserem regras e limites. A criança vai se sentir mais segura em um ambiente quando aprende desde pequena o que pode fazer e o que não pode, e as consequências que existirão quando emitir um comportamento inadequado.

(*)A psicóloga Andréia Chagas Barbosa atende na Rua João Vieira Gonçalves, 148, Centro, Cassilândia (MS). O telefone para contato é 3596-1085.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)