Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Promotora responde a questionamento

14 de agosto de 2010 - 09:41

Um ouvinte da Rádio Patriarca, Juvenal Vilela, questionou a realização do I Forum da Juventude, sobre o momento de eleições, o local da realização (igreja evangélica) e da não participação da juventude católica. A opinião foi enviada a promotora Aline Mendes Franco Lopes, que encaminhou a seguinte resposta na data de ontem, mas que tomamos conhecimento apenas hoje:


Caro João Girotto, em primeiro lugar, agradeço a atenção. Recebi seu e-mail somente na data de hoje, pois ontem não houve expediente na Promotoria de Justiça. Quanto ao e-mail a você enviado, tenho a esclarecer os seguintes pontos: 1º. Os representantes de todas as entidades religiosas foram convidados para a primeirareunião aberta para a realização do fórum, que ocorreu no dia 01.07.2010, incluindo aIgreja Católica (da qual sou seguidora) e até os centros espíritas. Nem todos, porémcompareceram. Também foram convidados, além de representantes dos órgãos públicos, asintituições financeiras da cidade e as associações comprometidas com a realidade socialda comunidade (Rotary, Maçonarias, Lions e outros).

O objetivo dessa reunião foiangariar apoio e financiamento para a realização do fórum. Nesse ato, foi oferecidogratuitamente pelo Pastor Daniel o salão da Igreja Avivamento Bíblico, e por conter onúmero de salas necessárias para a realização do evento, a oferta foi aceita. Repito: oevento não tem base ou conotação religiosa e sim sócio-assistencial. 2º. O fórum não será um evento aberto a discursos e manifestações eleitorais.

O eventodar-se-á da seguinte forma: Os adolescentes e jovens serão divididos em 10 grupos, quereunir-se-ão em 10 salas diferentes. Em cada uma haverá a discussão de um tema diferentee importante para os jovens. O grupo será dirigido por um mediador, escolhido de acordocom suas habilidades pessoais e profissionais, de forma a provocar a manifestação ecolher a opinião majoritária do grupo.

Ao final, será redigido um documento legítimo, doqual será extraída a opinião de todos. Esse documento será o futuro orientador nafixação das políticas públicas dirigidas aos jovens do município, como na aprovação deleis orçamentárias e de projetos.

O evento será uma manifestação democrática e umaexposição verdadeira da realizadade dos jovens. Com ele a Promotoria de Justiça visaacompanhar de forma mais efetiva e legítima a postura do Poder Público na atuação comadolescente, fiscalizar e cobrar ações condizentes com as necessidade destes.

O eventopode ser comparado a uma audiência pública, da qual participarão somente osadolescentes, incluindo aqueles em conflito com a lei. Repito: o evento não tem base ouconotação política, e sim sócio-assistencial. 3º Qualquer interessado em ajudar de alguma forma é bem vindo e poderá obter informaçõesna Promotoria de Justiça, inclusive quanto ao financiamento do evento e aos convidadospara atuar como mediadores de grupos. Se houver necessidade de maiores informações, a Promotoria de Justiça está à disposição.

Atenciosamente
Aline Mendes Franco Lopes Promtora de Justiça

SIGA-NOS NO Google News