Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: prefeito concede entrevista ao site

24 de julho de 2010 - 17:45

Prefeito Carlos Augusto fala sobre seus 19 meses de Administração Arquivo
Prefeito Carlos Augusto fala sobre seus 19 meses de Administração Arquivo

“Eu sempre fui uma pessoa otimista, mas, acima do otimismo, sempre um homem que tenho fé. Fé em Deus de que Cassilândia ninguém segura mais”. Com esta frase o prefeito Carlos Augusto da Silva, o Carlinhos do TRR (DEM) sintetiza seu sentimento de otimismo e confiança de um futuro melhor para Cassilândia e responde algumas perguntas para o Cassilândia News.

CASSILÂNDIA NEWS - Prefeito, quais foram as principais dificuldades que o senhor enfrentou nestes primeiros 19 meses de sua administração?
PREFEITO CARLINHOS – No início tivemos que conviver e administrar dívidas que a gente herdou. Tivemos um ano atípico, de muitas chuvas, sendo necessária a decretação de estado de emergência no município, devido os estragos causados por fortes vendavais que assolaram a cidade. Assumimos um município num momento muito crítico, economicamente falando, devido à crise financeira mundial. A queda na arrecadação atrapalhou o processo administrativo. Mas, com muito empenho, atuamos para reverter esse quadro de dificuldades. E, graças a Deus, conseguimos reverter gradativamente a situação negativa, atraindo investimentos importantes para a economia municipal e para a população. São investimentos como a Gazin, a Romera, a Bocalan e a primeira fábrica do município, a Sabor Aki, que já é realidade. E agora a segunda fábrica se instalando, que é a de forros e divisórias de PVC. Então, temos lutado para suplantar dificuldades e trazer melhores expectativas à população cassilandense.

CASSILÂNDIA NEWS - No plano administrativo, quais são as principais ações que o senhor acredita ter desenvolvido em benefício da população?
PREFEITO CARLINHOS – Olha, acredito que os maiores e mais importantes investimentos neste período se deram na área de saúde. Hoje, temos três casas de apoio à população, uma Barretos (SP), outra em São José do Rio Preto (SP) e uma terceira em Campo Grande (MS). Até então, os cassilandenses que se dirigiam a estes centros para receber atendimento médico especializado não tinham onde ficar. Ficavam na chuva, no sol. Não tinham nem onde sentar. Nós transportamos, em média, 1.800 pessoas para atendimento especializado nestas cidades. Conseguimos a contratação de novos médicos, novos aparelhos. Agora, com apoio do deputado Akira, que tem sido um dos nossos grandes parceiros, conseguimos uma UTI Móvel. Devemos comprar, até o final do ano, um ônibus 0 km para a Saúde. Enfim, focamos bem a saúde em nossa administração. Outra ação relevante foi na área de geração de emprego, com o início da industrialização da cidade. No setor de infra-estrutura, presenciamos, agora, o recapeamento de várias ruas e avenidas da cidade, além de asfalto novo que está sendo executado em bairros de Cassilândia. Devagarzinho, estamos fazendo a engrenagem administrativa funcionar de novo.

CASSILÂNDIA NEWS - E o problema do déficit habitacional? Como está sendo combatido? Afinal, em praticamente todas as cidades brasileiras há defasagem de casas para a população de baixa renda.
PREFEITO CARLINHOS – Em Cassilândia não é diferente. Nós temos um grande déficit na área da habitação popular e vimos trabalhando para diminuir. Pleiteamos muitas casas para Cassilândia e conseguimos, com início imediato, a liberação de 100 unidades para o município. Mas, nós tivemos dificuldades imensas para viabilizar este projeto, uma vez que quando assumimos a Prefeitura nós não tínhamos um palmo de terra para a construção de casas populares. Com toda a dificuldade financeira enfrentada pelo município, tivemos que adquirir uma área e urbanizá-la para que pudéssemos garantir o benefício da casa própria para mais 100 famílias cassilandenses.

CASSILÂNDIA NEWS - A maioria dos prefeitos reclama que o transporte escolar é muito oneroso para os cofres públicos. Como Cassilândia atua nesse segmento?
PREFEITO CARLINHOS – No setor do transporte escolar até enviamos à Câmara o projeto do Caminho da Escola que, infelizmente, não foi aprovado. Foi uma pena. Quero enviar de novo neste ano. O projeto Caminho da Escola é um programa do Governo que todos os municípios querem, pois garante segurança aos alunos que são transportados pelo poder público. É mais econômico e favorece muito a administração municipal. Embora a não aprovação do Caminho da Escola, o transporte escolar vem sendo feito com as condições de que dispomos e temos procurado, sempre, baixar o seu custo final.

CASSILÂNDIA NEWS - E no segmento da infra-estrutura? Como se sabe, a população gosta muito de ver obras de pavimentação asfáltica, que embeleza a cidade, valoriza imóveis e acaba com o problema da lama, em períodos chuvosos, e poeira, no período de seca...
PREFEITO CARLINHOS – Temos o asfalto que está sendo executado, que é o Corredor da Servidão, Bairro Campo Grande, Moreninha, Jardim América, Estrela do Vale, além do recapeamento da área central, em parceria com o Governo do Estado, junto com nossos deputados também.

CASSILÂNDIA NEWS - E as festividades dos 56 anos de emancipação político-administrativa do município? Como estão as expectativas?
PREFEITO CARLINHOS – A gente está bastante otimista para a festa. Isto já é uma tradição. Graças a Deus vai acontecer, mais uma vez, um grandioso churrasco. Neste ano serão abatidas 56 vacas. Pois, todo ano, aumenta uma vaca no churrasco popular. No ano passado, foram 55 vacas. Neste serão 56 e assim sucessivamente. Vale frisar que serão 56 vacas de 10 arrobas ou 5.600 quilos de carne, toda servida gratuitamente à população e visitantes.


CASSILÂNDIA NEWS - Qual é a mensagem final que o senhor gostaria de deixar para a população de Cassilândia?
PREFEITO CARLINHOS – Eu sempre fui uma pessoa otimista, mas, acima do otimismo, sempre um homem que tenho fé. Fé em Deus de que Cassilândia ninguém segura mais. Temos para o município investimentos de R$ 170 milhões nas duas PSH que serão construídas em nosso município, e que começa agora em agosto. A empresa responsável, a Ômega, até já locou a casa e vai garantir geração de energia renovável e gerar, de imediato 700 empregos. Temos a Sabor Aki, com investimentos de R$ 5 milhões, que já é realidade, também. Queríamos inaugurar a fábrica agora, no aniversário da cidade, mas infelizmente não deu. Pelo tamanho do investimento e nós entendemos isto. Mas deve funcionar ainda este ano. E temos, ainda, o grande sonho – tenho certeza de que se tornará realidade – que é o início da obra do Córrego do Cedro. É o sonho do cassilandense e sua concretização vai resgatar definitivamente a credibilidade de nossa cidade.

SIGA-NOS NO Google News