Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: pais devem ficar atentos, diz psicóloga

(*) Andréia Chagas Barbosa - 23 de janeiro de 2012 - 16:48

Dificuldade de Aprendizagem
 O termo refere-se a um distúrbio que pode estar ligado a problemas cognitivos (atenção, memória, raciocínio...) e/ou emocionais afetando o desempenho escolar.  Em muitos casos, os pais e professores confundem a dificuldade de aprendizagem com uma desatenção ou comportamentos inadequados em sala de aula (bagunças, agressividade com os colegas...).

Os pais e os professores devem estar atentos a um conjunto de sinais que a criança demonstra de forma contínua, lembrando que não se deve levar em consideração apenas um indicador isolado.
 Segundo a lista do “When Learning is a Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, crianças com problemas de aprendizagem podem apresentar algumas das características, abaixo:

Matemática: o aluno inverte os números; tem dificuldade para saber a hora; memorizar números; não responde a dados matemáticos, etc.

Social/Emocional: criança hiperativa, com baixa auto-estima e atenção.

Escrita: a criança inverte e troca letras maiúsculas; não deixa espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas; move e coloca o papel de maneira incorreta, etc.

Leitura/Visão: a criança se aproxima muito do livro; substitui, omite e inverte as palavras; vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes; apresentam problemas de soletração pobre, etc.

Enfim, os pais devem respeitar o desenvolvimento de seu filho que pode não ser igual o de outra criança, e lembrando-se dos indicadores acima. É importante também que os educadores tenham informações sobre os problemas de aprendizagem a fim de encaminhar ao médico e/ou psicólogo quando necessário.     

 (*)A psicóloga Andréia Chagas Barbosa atende na Rua João Vieira Gonçalves, 148, Centro, Cassilândia (MS). O telefone para contato é 3596-1085.

SIGA-NOS NO Google News