Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: O curso que pode ser instalado pela UEMS

28 de maio de 2009 - 12:18

A direção da UEMS ao retirar Letras e Matemática da unidade de Cassilândia propõe um curso de engenharia agricola ou florestal, um curso de pós graduação e um curso tecnológico.

O editor do Cassilândianews conversou longamente ontem com a profa. Elza Cesco, do escritório da UEMS em Campo Grfande. Ela prometeu mandar maiores detalhes sobre o curso tecnológico. E assim fez:

"Conforme acordado, envio alguns apontamentos sobre os Cursos Tecnológicos. São Cursos, hoje, bastante requisitados pelo mercado de trabalho e, como disse, comporiam, nesse Município, o tripé Cursos de Graduação (tradicionais), Cursos de Graduação Tecnológica e Cursos de Pós Graduação, todos na área das agrárias. Penso que esse encaminhamento fortaleceria sobremaneira nossa Cassilândia. Queremos que, um dia, possa se tornar referência nessa área de concentração de conhecimento, a exemplo de Viçosa, Piracibcaba, dentre outros.
Os Cursos Tecnológicos têm, hoje, grande incentivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e do de Educação. Recentemente, foi editado o Catálogo Nacional de Educação Tecnológica e seria interessante Vc. entrar no site do MEC para conhecê-lo.
Quero externar minha satisfação pelo produtivo diálogo que tivemos hoje, em prol do fortalecimento de nossa UEMS.
Abraços Eiza Cesco "


Agora leia sobre o curso que está sendo proposto.

CURSOS TECNOLÓGICOS:

Os cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos, são cursos de graduação focados em um campo de atuação e privilegiam a prática profissional. Eles têm o foco no mercado de trabalho, o que faz com que sejam mais profundos, se comparados com os cursos tradicionais de graduação, mais generalistas. São cursos ideais, também, para quem já está inserido no mercado e pretende aprimorar a carreira. Os cursos superiores de tecnologia (tecnológicos) não devem ser confundidos com os cursos técnicos, pois os cursos tecnológicos são cursos superiores de graduação enquanto os cursos técnicos são em nível de ensino médio. Os egressos de cursos tecnológicos têm o direito de continuar seus estudos em cursos de pós-graduação lato e strictu sensu..
Trata-se de uma graduação com enfoque na prática profissional e no desenvolvimento de novas tecnologias, podendo ter um menor tempo de duração (2 anos ou 2 anos e meio), a depender de como se organiza o currículo. São cursos de formação específica, por isso oferecem mais chances de uma colocação rápida no mercado de trabalho. Os Cursos Tecnológicos possuem uma metodologia inovadora, em que os acadêmicos estão sempre envolvidos em projetos interdisciplinares.
Aos Cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação de nível superior, terão acesso candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e sejam aprovado em exame de vestibular.,
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais com predominância de uma delas.

Os Cursos são classificados por eixos tecnológicos, definidos na legislação, abrangendo os diversos setores da economia.

SIGA-NOS NO Google News