Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: nova secretária concede entrevista

Bruna Girotto - 30 de maio de 2011 - 14:53

A atual secretária de Educação do município, Meire Cardoso, concedeu entrevista no programa Rotativa no Ar nesta segunda-feira (30).

Ela afirmou que acredita que na Educação o que tem de ser feito, deve ocorrer de imediato. Contou, que mesmo não sendo fácil ter assumido a secretaria na época em que houve afastamento do prefeito José Donizete, a educação do município ficou em 3º lugar, dentre as 78 cidades do Estado.

Questionada se naquela época não teria trabalhado no cargo de secretária da forma que pretendia, Meire respondeu: \"Eu acho que quando a gente ocupa cargo público ou sai de seu objeto de concurso, você pode ter uma postura que a qualquer momento você retorna a sua origem. E minha origem é a rede municipal de ensino. Eu acho que cada um se conduz por aquilo que acredita. Talvez, eu trabalharia de uma outra forma\".

Em relação aos uniformes, ela foi enfática: \"Nós entregaremos no mês de junho os uniformes. No último dia 19, quando assumi a Secretaria, o prefeito fez esse pedido. De acordo com informação da proprietária da confecção, acreditamos que em meados de junho nós faremos todas as entregas dos uniformes nas escolas\".

A secretária mostrou-se favorável à comercialização nos colégios: \"Eu vejo que cada pessoa tem sua opinião. Particularmente, eu não vejo isso como algo tão fora do comum. É claro que criança nem sempre compreende, mas deve desde lá de casa explicar pros filhos, quanta diferença há, mesmo fora da escola\".

No entanto, Meire ponderou que somente autorizaria a comercialização se um colegiado, formado pelos conselhos escolares e pais dos alunos, decidisse favoravelmente: \"Conselhos escolares e os pais precisam fazer presente na educação dos filhos. Todos assuntos devem ser discutidos juntos. Pais, professores, direção de escola. Não haveria uma decisão individual, mas uma decisão quanto comunidade escolar, sim\".

A secretária acredita que \"quando ensinamos as diferenças, nós também estamos tentando ser justos\".

Foi-lhe perguntado se não há frustração pelo fato do baixo número de pessoas comparecerem em encontros, como foi o caso da Conferência da Saúde onde só estiveram 19 pessoas que não eram servidores municipais. Ela respondeu: \"Eu acho que às vezes a gente se coloca muito no papel de cobrar. E quando nós podemos ser participativos de fato, muitas vezes a gente se ausenta. Mas de fato, essa participação nem sempre ela é da forma que é posto. De fato, esperamos, por exemplo, hoje encaminhamos ofício para todas essas entidades, pois precisamos que todas as pessoas estejam conosco. Eu vejo com tristeza mesmo\".

Meire descreveu como está a Secretaria de Educação. \"Hoje temos em nossa responsabilidade a biblioteca municipal, 5 centros de educação infantil (até 5 anos) e outras cinco escolas, inclusive a do Indaiá do Sul. São 2334 alunos matriculados, 160 funcionários administrativos para atender as 10 escolas e também a biblioteca e 105 professores.\"

Além de outros questionamentos, a secretária respondeu perguntas dos ouvintes. E finalizou: \"Quero dizer a todos os pais que nós, da Secretaria da Educação, estamos dispostos a recebê-los, bem como a toda comunidade cassilandense\".

SIGA-NOS NO Google News